Núcleo de Educação para as Relações Étnico – Raciais – NEER

O Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), com base nos princípios de Equidade, Educação Inclusiva e Educação Integral, tem como objetivo central fomentar e promover práticas antirracistas, inclusivas e acolhedoras a todas e todos. Formar profissionais atentos às desigualdades e comprometidos para sua superação perpassa os fazeres deste núcleo.

A Cidade de São Paulo tem o compromisso com uma educação antirracista, que visa à valorização da diversidade e compreende que a inclusão de aproximadamente 105 nacionalidades atendidas nas Unidades Educacionais deva ocorrer de forma respeitosa. Pensar o acolhimento, permanência e currículo vivenciado pelos estudantes migrantes e brasileiros são fazeres diários da área.

Com base nas Leis: 10.639/2003, 11.645/2008 e 16.478/2016, o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, pensa em ações formativas, bem como constrói materiais curriculares, que contribuam para práticas inclusivas, antirracistas e que tenham a equidade como premissa básica para o trabalho dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Promover seminários, congressos, simpósios, cursos, palestras, encontros, grupo de trabalho, para a promoção de Igualdade Racial, inclusão e valorização da diversidade dos Povos Indígenas e Migrantes, são objetivos desse Núcleo. Concomitante a essas ações, o núcleo produz os documentos a fim de potencializar e subsidiar práticas equânimes que valorizem da diversidade e rompam com o perigo de uma história única e eurocentrada. Dar visibilidade e protagonismo aos povos originários, indígenas, negros e migrantes é uma premissa nos fazeres do NEER.