Notícias

Youtubers e seus livros na Bienal 2018

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Ricardo Vitiello

Publicado em: 11/09/2018 17h00 | Atualizado em: 30/11/2020

youtubers_imp_jov_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Ricardo Vitiello

No ultimo dia 7 de agosto, nós, da Imprensa Jovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ricardo Vitiello, fomos até a Bienal e lá entrevistamos autores, conhecemos novos títulos, novos escritores, inclusive os youtubers que saíram da frente das câmeras para ver seus fãs, lançar e autografar seus livros.

Nossa matéria é sobre os livros dos Youtubers e se eles incentivam ou não a leitura. Aqui, vamos dar dicas de leitura e explicar qual é o estilo de escrita de cada youtuber.

Já que nesta edição da Bienal vimos um grande número de livros de youtubers, ficou uma pergunta no ar: “Mas… será que esses livros servem pra estimular a leitura?”.

Sim! Uma forma de estimular a leitura é lendo sobre aquilo que você gosta. Grande parte dos jovens brasileiros acompanha a vida, as opiniões, enfim, seguem algum canal de youtube. Com tanta influência sobre o público jovem, claro que podem influenciar os seus hábitos de leitura.

Vamos fazer uma lista de youtubers, alguns lançaram seus livros na Bienal, outros tinham livros expostos para venda em vários estandes. Leia nosso comentário, pesquise, veja qual tema te interessa e se divirta assistindo ao canal e lendo os livros.

Pietra de Pinho – A Pietra de Pinho é uma youtuber lésbica que tem mais de 600 mil inscritos. Ela fala sobre seu dia-a-dia, sobre as questões da adolescência. Fala também sobre como foi assumir sua orientação sexual. Além de tudo isso, ela também escreve sobre horóscopo, alinhamentos dos astros…

Felipe Neto – Felipe Neto não compareceu à 25° Bienal do Livro, mas seus livros estavam entre os mais procurados e vendidos . O livro “Felipe Neto : A Vida Por Trás das Câmeras” é um dos livros mais vendidos dentro deste universo de youtubers. O livro fala da vida do Felipe e conta como é seu dia-a-dia, dedicando boa parte de seu tempo para procurar novos temas, brincadeiras e jogos que interessem seu público.

Jon Vlogs – Jon Vlogs é um Youtuber de 18 anos que mostra seu dia- a- dia nos Estados Unidos em vídeos curtos e engraçados. O adolescente fez um livro chamado “Jon – Muito Além dos Vlogs”, no qual conta confissões, curiosidades e suas conquistas, entre outras coisas que ele não conta em seu canal. Nos dias 7 e 8 de agosto ele se encontrava na Bienal do Livro, das 11h as 13h

Kéfera Buchmann – Kéfera Buchmann é uma youtuber com mais de 11 milhões de inscritos no seu canal. No livro “Muito Mais que 5 Minutos”, ela fala sobre sua infância, sobre bullying e dá dicas de autoajuda.

Entrevistamos os adolescentes Fernando de Araujo( 12 anos) e Bella Fernandes ( 12 anos), que compraram livros do Jon Vlogs e Edukof nesta edição da Bienal do livro.

Confira nossa entrevista:

Vocês acompanham muitos canais de Youtube?

(Bella) Muitos, estou o dia inteiro no youtube.

(Fernando) Na verdade, muitos!

O que mais chama a atenção de vocês nos vídeos dos youtubers?

(Bella)Vou pelo título, a capa do vídeo. Me interesso por todos os assuntos.

(Fernando) Gosto de vídeos de brincadeiras e mistérios.

Vocês tem o hábito de ler?

(Bella) Tenho, mas só leio livros de youtuber ou de terror.

(Fernando)Gosto de ler livros de aventura, normalmente leio uns 5 livros por ano.

O que mais chamou a atenção de vocês na Bienal do Livro?

(Bella)As capas dos livros. Passei em um lugar que só tinha livros de youtubers, o que eu mais me interessei foi o do Jon Vlogs, comprei e fiquei quase 2 horas na fila pra pegar o autógrafo dele.

(Fernando) Me chamou a atenção os youtubers, os livros e também os youtubers que estavam lá.

Voces compraram algum livro na Bienal?

(Fernando)Comprei o do Jon Vlogs e Edukof.

(Bella) Comprei o livro da Giovana Chaves, Beleza Teen. Comprei do Luccas Neto, do Jon Vlogs. Foi o que deu pra comprar. Os livros estavam muito baratos e eu fiquei ótima de feliz.

Qual é o seu youtuber favorito?

(Fernando) Rezeendevil, ele é muito legal, famoso, faz até uma novela que se chama Z4.

(Bella) Nathan Pereira, ele é maravilhoso, os vídeos dele são engraçados. Eu amo!

Os livros dos seus youtubers preferidos ajudam vocês a gostarem mais de ler?

(Bella) Ajuda sim, quando você lê esses livros, se interessa pelos assuntos e quer ler mais e mais, acompanhar a continuação, se tiver.

(Fernando) Sim, porque no livro deles aparece como eles começaram a gravar os vídeos, e me dá inspiração.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213