Notícias

Vou + longe: Secretaria Municipal de Educação lança material complementar para o Ensino Fundamental

Material tem como foco os estudantes do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental

Publicado em: 02/07/2025 11h50 | Atualizado em: 02/07/2025
Imagem com dois livros roxos escrito "Vou + Longe Língua-Portuguesa"

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) estão recebendo o material complementar “Vou + Longe”, com o objetivo de potencializar as práticas docentes de Língua Portuguesa e Matemática e ampliar as possibilidades de ensino. Os materiais, pensados para o 5° e 9° ano do Ensino Fundamental, serão distribuídos para os estudantes e professoras.

Os livros, pensados como um recurso pedagógico estratégico, oferecem questões objetivas e discursivas com situações-problema, orientações metodológicas e gabaritos comentados, fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhados ao Saeb e à Prova São Paulo.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, após processo de análise, realizado pela equipe técnica, realizou a aquisição de cerca de 240 mil livros de estudantes e cerca de 11 mil livros de professores, totalizando mais de 250 mil livros didáticos. A SME, por intermédio das Diretorias Regionais de Ensino DREs, realizou formações para apresentar o material à coordenação pedagógica, com intuito de apoiar as unidades para a utilização de mais um material pensado para auxiliar o desenvolvimento de cada estudante.

O “Vou + Longe” estimula o aprimoramento das habilidades de leitura e análise de textos escritos e multimodais, os eixos estruturantes da matemática previstos no Currículo da Cidade, além de, estimular o pensamento crítico e, sobretudo, possibilitar a autonomia nos estudos.

O livro do professor, por exemplo, se destaca por oferecer uma explicação detalhada das questões, a partir das habilidades indicadas pelas avaliações externas, o material auxilia o docente a identificar os conhecimentos já consolidados por cada estudante, ao mesmo tempo em que permite que eles vivenciem o gênero avaliação, em suas diferentes nuances, com autonomia, compreendendo-o assim como uma prática social.

“É uma ferramenta complementar muito importante para o desenvolvimento das habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, além de familiarizar o estudante com um formato de questões presentes na Prova São Paulo, Saeb e até mesmo vestibulinhos”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Dengue Vacina

Prefeitura de SP leva ação de vacinação aos CEUs no mês de agosto

Publicado em: 15/08/2025 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de SP disponibiliza simulador de valores do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)

Publicado em: 15/08/2025 11h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovens Reporteres Cobertura Virada Ods 2

Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE

Publicado em: 15/08/2025 11h17 - em Secretaria Municipal de Educação

professora orienta aluno em atividade

Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio

Publicado em: 15/08/2025 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)

“Agosto Literário” reúne escritores na EMEI D. Pedro I

Publicado em: 15/08/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.558