Notícias

Visita Técnica Integral Penha ao Museu da Língua Portuguesa

Objetivo foi assimilar o conteúdo do museu para posteriormente ser trabalhado com alunos em sala de aula

Publicado em: 28/03/2022 11h45 | Atualizado em: 06/09/2022

Imagem do prédio do Museu da Língua Portuguesa com o fundo azul do céu atrás

No dia 22/03/2022 pela manhã a DICEU da DRE PENHA e representantes das escolas municipais fizeram uma visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz – Centro de São Paulo. Ele foi reinaugurado recentemente após o incêndio e reforma e apesar de manter a mesma estrutura e elementos, conta com novas exposições e acervos.

Tendo como objetivo assimilar o conteúdo do museu para posteriormente ser trabalhado com alunos em sala de aula, os educadores conheceram cada uma das áreas de visitação propostas pela instituição.

Uma das amostras reunia os falares da língua, com profissionais, professores, crianças, estrangeiros, músicos, etc.. A ideia é mostrar como nosso idioma é diverso e cada um o usa de forma a expressar quem se é. Uma questão levantada foi a Linguagem Brasileira de Sinais, que também é parte do Português e mais uma maneira de se expressar dentro da língua. Além disso, foi reforçada a importância de combater preconceitos linguísticos, sobretudo em sala de aula. Em todas as salas há textos que explicam a proposta e uma parte de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)

Publicado em: 22/07/2025 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

logo do prêmio Estudantes Em Ação 3ª edição

CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação

Publicado em: 22/07/2025 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor de xadrez ao centro durante formação para educadores na DRE Freguesia/Brasilândia.

Professor da Rede Municipal transformou gerações com o xadrez e hoje contribui com a formação de docentes

Publicado em: 22/07/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia mostra estudantes de escola municipal durante podcast que promove inclusão e protagonismo estudantil.

Podcast da EMEF Alexandre de Gusmão promove inclusão e  protagonismo estudantil

Publicado em: 22/07/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de reunião entre SME e sindicatos representativos da Rede Municipal de Ensino.

SME dialoga com sindicatos em reunião sobre remoção de servidores e distribuição de módulos

Publicado em: 21/07/2025 6h15 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.543