Notícias
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Evento acontece no Clube Atlético Juventus nos dias 25 e 26 de novembro
Publicado em: 22/11/2024 17h58 | Atualizado em: 22/11/2024
O VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades acontece nos dias 25 e 26 de novembro no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus para mais de 1200 estudantes das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
O evento é realizado após as etapas regionais da 13 DREs e reúne cerca de 100 escolas municipais, entre Escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil, com crianças e adolescentes de 4 a 17 anos e também ex-estudantes.
O Mancala é um dos jogos mais antigos da humanidade, surgido há cerca de 7 mil anos no continente africano. É uma família de mais de 200 jogos e a variação Awelé foi escolhida para compor o Programa Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino em 2016.
Seu nome se origina da palavra “nagaala”, que significa “mover”, e sua prática está relacionada à semeadura, pois o jogo simula o processo de semeação, germinação da semente na terra, desenvolvimento e colheita.
O Mancala Awelé é jogado nas escolas utilizando sementes de feijão, fava ou pequenas pedras. Abaixo do tabuleiro é utilizado um manto, peça essencial para indicar os costumes e tradições dos povos do continente africano.
Serviço:
Data: 25 e 26 de novembro
Local: Salão Nobre do Clube Atlético Juventus / Rua Juventus, 600 – Mooca
Horário: 10h às 17h
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
PDE reforça importância das avaliações externas nas unidades educacionais
Educomunicação
5º Episódio do PodConversar “Adolescências em Pauta” discute relação entre meio ambiente e saúde
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Professoras realizam peça de teatro e encantam crianças na EMEI Machado de Assis
Diretoria Regional de Educação Penha
Festa AELzinha da EMEI Marciano Vasques Pereira reúne famílias em um dia de cultura e aprendizado
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Gabriel Prestes celebra memórias e afetos na exposição “Do Coisário ao Relicário” no Parque Augusta
Secretaria Municipal de Educação
Cerimônia do Prêmio Educador em Destaque emociona com homenagens para educadores e servidores inspiradores
Relacionadas
PDE reforça importância das avaliações externas nas unidades educacionais
Publicado em: 04/11/2025 5h01 - em Bom de Prova
5º Episódio do PodConversar “Adolescências em Pauta” discute relação entre meio ambiente e saúde
Publicado em: 04/11/2025 11h39 - em Educomunicação
Professoras realizam peça de teatro e encantam crianças na EMEI Machado de Assis
Publicado em: 04/11/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Festa AELzinha da EMEI Marciano Vasques Pereira reúne famílias em um dia de cultura e aprendizado
Publicado em: 03/11/2025 5h10 - em Diretoria Regional de Educação Penha
EMEI Gabriel Prestes celebra memórias e afetos na exposição “Do Coisário ao Relicário” no Parque Augusta
Publicado em: 03/11/2025 5h06 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga