Notícias

VII CONGREG – Diálogos Pedagógicos e os Desafios da Contemporaneidade

Após dois anos, o CONGREG retorna na sua 7ª edição

Publicado em: 07/11/2022 13h55 | Atualizado em: 07/11/2022
Img 0268

Nos dias 4 e 5 de novembro, a Diretoria Regional de Educação de Guaianases (DRE-G) promoveu o VII Congresso Regional de Educação de Guaianases (CONGREG). A ação aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro e contou com a presença da Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, das equipes da DRE, além dos professores, estudantes, gestores, agentes de apoio e a comunidade.

O congresso começou dia 4 novembro com a “Noite Solene”, na abertura da ação aconteceu o credenciamento dos convidados seguido pelas apresentações culturais envolvendo música, poesia, leitura, dança e muito mais.

Pensando em todo o cenário de pandemia, a ação trouxe um momento do “tributo à vida”, em homenagem aos profissionais da Educação que faleceram por conta da Covid.

C54b7c83 5020 4458 A5c2 3d022ef6f478

No dia 5 de novembro, o evento ocorreu durante o dia inteiro. No período da manhã foi promovido o acolhimento e o credenciamento, passando em seguida para as apresentações culturais e os painéis.

Neste ano os temas foram: Diálogos Pedagógicos e os Desafios da Contemporaneidade: Povos indígenas no Brasil e o currículo de São Paulo; As fases do acolhimento dentro da rede migratória; A representatividade afro no contexto escolar; Etnomatemática; O ingresso da cultura escrita e leitura na primeira infância; Interlocução na escola; o exercício de olhar para o outro e o acesso ao conhecimento como ato ético que hospeda a existência do outro.

No período da tarde a ação teve oficinas e relatos de práticas com o intuito de trazer o aprendizado para todos os convidados. No evento, os participantes escolhiam a oficina ou a discussão que mais se identificasse para fazer parte da exposição.

Durante o CONGREG foram compartilhados os trabalhos educacionais desenvolvidos e os projetos de práticas pedagógicas das Unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Img 0456

A ação que já acontece pela sua VII edição, traz um espaço maior dos trabalhos da DRE para serem pensados e redimensionados para o futuro de crianças, adolescentes, jovens e adultos do território regional.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299