Notícias

Vídeos do Seminário Somos Amigos do Peito 2018

Conteúdo pode ser revisto pelos participantes, ou acessado por quem não conseguiu comparecer ao evento

Publicado em: 09/11/2018 14h43 | Atualizado em: 30/11/2020

videos_seminario_amigos_do_peito_740_x_430.jpg

Estão disponíveis, no canal pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a íntegra das palestras do Seminário Somos Amigos do Peito – 2018. O evento aconteceu no dia 25 de agosto, na Uninove Vergueiro. “Trata-se de mais um material relevante para promover reflexão e discussão sobre ações voltadas ao aleitamento materno nos Centros de Educação Infantil (CEIs)”, afirma Katia Iared Romanelli, Nutricionista da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional da Coordenadoria de Alimentação Escolar (SME/CODAE/DIEDAN). Para acessar cada conteúdo, basta clicar nos textos em negrito.

Momento cultural: Edi Fonseca (pedagoga, atriz e formadora na área de literatura infantil) realizou leitura de textos inspiradores relacionados à maternidade, infância e leite materno.

Abertura do evento e Histórico das ações da CODAE sobre aleitamento materno: Jossélia Fontoura, Coordenadora da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, fez a abertura do evento. Matilde Scandola, diretora da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional da Coordenadoria de Alimentação Escolar, apresentou um histórico das ações da CODAE relacionadas ao aleitamento materno, que contemplam formações para educadores, elaboração de materiais de apoio e campanha de incentivo à manutenção da amamentação.

Amamentação e a nutrição sensível: arte como alimento primordial: a pedagoga Cinthia Soares Manzano conduziu momentos de fruição de obras de arte que retratam amamentação e nutrição sensível.

Importância do aleitamento materno para a criança e a mãe: Dra. Marina da Rosa, neonatologista e vice Presidente da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do Hospital Municipal Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, explicou sobre os benefícios do leite materno e o impacto do aleitamento materno na saúde materna e infantil.

Benefícios da amamentação na introdução alimentar: a fonoaudióloga do Instituto de Desenvolvimento Infantil, Dra. Patrícia Junqueira, apresentou os benefícios da amamentação no aprendizado alimentar, na promoção da saúde e no desenvolvimento do paladar do bebê.

Acolhimento ao aleitamento materno e currículo na educação infantil: Cristiano Rogério Alcântara, diretor da Divisão de Educação Infantil da Coordenadoria Pedagógica da SME (SME/COPED/DIEI), reforçou a importância do primeiro contato e acolhimento às famílias com bebês em aleitamento materno.

Entrega dos selos “CEI Amigo do Peito”: o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, entregou para 88 Centros de Educação Infantil o selo “CEI Amigo do Peito” como reconhecimento às unidades que promovem ações de apoio e incentivo ao aleitamento materno.

Momento cultural – “Dança Materna”: Amanda Mota apresentou o trabalho do grupo “Dança Materna” e em seguida houve apresentação de dança de mães com seus bebês.

Acolhimento das famílias em aleitamento materno e envolvimento da equipe do CEI: Relatos das equipes de 3 CEIs da rede municipal: Carrão I (DRE PE), Jardim Shangri-Lá (DRE CS) e Vereador Joaquim Thomé Filho (DRE JT). Socializaram suas práticas de acolhimento às famílias, envolvimento de toda equipe e a experiência de substituir as mamadeiras por copinhos no berçário.

Manuseio do leite materno nos Centros de Educação Infantil: a nutricionista da SME/CODAE, Valéria Roma de Freitas, apresentou vídeo técnico sobre o recebimento e manuseio do leite congelado.

Aleitamento materno nas UBS: a enfermeira Edjane Bittencourt Araújo, da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus/CRSLESTE, compartilhou as ações de apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde.

Parceria CEI e UBS no aleitamento materno: relato da parceria entre Educação e Saúde na região de Perus, com participação da coordenadora pedagógica do CEI Sol Nascente (DRE PJ) e da UBS Morada do Sol.

Panorama geral da Campanha ”CEI Amigo do Peito”: a nutricionista da SME/CODAE Kátia Iared finalizou o seminário, apresentando o panorama geral da Campanha CEI Amigo do Peito. As informações sobre a campanha e o vídeo estão disponíveis no site portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/ceiamigodopeito

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212