Vencedores do 10º Prêmio de Educação em Direitos Humanos serão anunciados nesta terça

Premiação vai distribuir R$ 85,5 mil em dinheiro aos projetos que tratem de Direitos Humanos na escola

Publicado em: 13/11/2023 10h00 | Atualizado em: 10/11/2023
Imagem com borda triangular nas cores lilás, verde, azul e vermelho. No centro está escrito "10° Prêmio Municipal Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo".

Nesta terça-feira (14), serão anunciados os vencedores do 10º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. A cerimônia ocorre às 15h, no Memorial da Inclusão, que fica no espaço do Memorial da América Latina.

A premiação vai distribuir R$ 85,5 mil em dinheiro. Serão selecionados projetos em cinco categorias: Unidades Educacionais e Centros Educacionais Unificados receberão prêmios de R$ 7,5 mil. Já os projetos selecionados nas categorias educadores, estudantes e grêmios estudantis receberão o valor correspondente a R$ 4,5 mil.

O evento é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O objetivo é incentivar, promover e colaborar para o fortalecimento da Educação em Direitos Humanos na Rede Municipal de Ensino, valorizando e divulgando projetos que tratem dos Direitos Humanos na escola.

Ao longo de todas as edições, foram 104 iniciativas premiadas e 718 inscritas, com participação de escolas de todas as Diretorias Regionais de Ensino, que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Os projetos falam dos mais diversos temas, como: diversidade sexual e de gênero, racismo, bullying, prevenção ao suicídio, feminismo, entre outros. Essas ações contribuem para importantes discussões acerca dos direitos humanos na Rede Municipal, reforçando a potência da educação como um dos mais importantes meios de transformação social.

A proposta do prêmio, também, está articulada com o Currículo da Cidade e o proposto na Agenda 2030 da ONU, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que traz luz à importância da convivência democrática nas escolas, baseada na cultura do respeito, do diálogo horizontalizado, da comunicação não violenta e na valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, cultural e no pluralismo de crenças e ideias em prol da promoção da cultura de paz, com vistas a atuarmos de forma preventiva às diversas violações de direitos humanos e, consequentes, violências que nossos estudantes podem estar expostos.