Notícias

“Vem pro Teatro” finaliza temporada 2016

Iniciativa realizada no CEU Inácio Monteiro comemora 3 anos de existência

Publicado em: 22/12/2016 15h15 | Atualizado em: 30/11/2020

vem_pro_teatro_finaliza_temporada_2016_740_x_430.jpg

No dia 5 de dezembro, o Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro teve sua última apresentação dentro da temporada 2016 do projeto ‘Vem Pro Teatro!” com o espetáculo ‘Macunaíma no País do Rei da Vela’, da Cia. Antropofágica de Teatro. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes, incluindo professores da rede, alunos de teatro e público da comunidade, em um espetáculo que inseria o próprio público no palco para atuar na peça.

O ‘Vem Pro Teatro!” um projeto desenvolvido há 3 anos no CEU Inácio Monteiro e visa a formação e fidelização do público de cultura aos sábados nesse equipamento. Segundo seu idealizador, o coordenador de projetos culturais, Michel Galiotto, “o projeto nasceu da necessidade de se promover a ocupação cultural do espaço público aos finais de semana, gerar oportunidade de fruição desses bens culturais para a população da periferia carente de opções de lazer e entretenimento dentro do próprio bairro e que sê forçada a se deslocar para o centro em busca de suprir essas necessidades e ampliar o acesso também às pessoas em situação social vulnerável com uma programação gratuita e que, sendo perto de casa, não gera gastos com transporte”.

O projeto, realizado inteiramente por meio de parcerias com a classe artística, cursos de formação de atores e com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, levou ao público, em seus 3 anos, obras aclamadas pela crítica, como ‘Why The Horse?’, ‘Frida & Diego’, ‘Teatro Cego – Acorda Amor’, ‘Estrelas’ (em parceria com o Odin Teatret, da Dinamarca), ‘Da Vinci, Maquiavel e Eu’, entre outros. Também abriu espaço para trabalhos de grupos locais referência na região, como Cia Grama Verde, Pombas Urbanas, Grupo Sonharte de Teatro e Teatro da Neura, entre outros

Entre os anos de 2013 e 2016 foram mais de 60 apresentações aos finais de semana, adicionais à programação usual do equipamento. As apresentações ocorrem todos os primeiros e terceiros sábados do mês, em temporadas que vão de fevereiro até a primeira semana de dezembro, e passam por variados gêneros teatrais, como teatro de rua, de bonecos, adulto, comédia, drama, monólogo, leitura dramática, ensaio aberto, infantil, performance, entre outros.

“Como resultado, além da oferta de espetáculos, percebeu-se a ampliação da quantidade de público aos sábados, aumento da presença de jovens no equipamento e consequente ampliação da procura e oferta de cursos de teatro, que vieram a ser supridos pela chegada de parcerias como o Projeto Primeira Cena, Jovens Urbanos e Programa Vocacional. Além disso tudo, esse projeto possibilitou que algumas pessoas tivessem o primeiro acesso de suas vidas a uma produção teatral”, ressalta Michel.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299