“Vem pro Teatro” finaliza temporada 2016

Iniciativa realizada no CEU Inácio Monteiro comemora 3 anos de existência

Publicado em: 22/12/2016 15h15 | Atualizado em: 30/11/2020

vem_pro_teatro_finaliza_temporada_2016_740_x_430.jpg

No dia 5 de dezembro, o Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro teve sua última apresentação dentro da temporada 2016 do projeto ‘Vem Pro Teatro!” com o espetáculo ‘Macunaíma no País do Rei da Vela’, da Cia. Antropofágica de Teatro. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes, incluindo professores da rede, alunos de teatro e público da comunidade, em um espetáculo que inseria o próprio público no palco para atuar na peça.

O ‘Vem Pro Teatro!” um projeto desenvolvido há 3 anos no CEU Inácio Monteiro e visa a formação e fidelização do público de cultura aos sábados nesse equipamento. Segundo seu idealizador, o coordenador de projetos culturais, Michel Galiotto, “o projeto nasceu da necessidade de se promover a ocupação cultural do espaço público aos finais de semana, gerar oportunidade de fruição desses bens culturais para a população da periferia carente de opções de lazer e entretenimento dentro do próprio bairro e que sê forçada a se deslocar para o centro em busca de suprir essas necessidades e ampliar o acesso também às pessoas em situação social vulnerável com uma programação gratuita e que, sendo perto de casa, não gera gastos com transporte”.

O projeto, realizado inteiramente por meio de parcerias com a classe artística, cursos de formação de atores e com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, levou ao público, em seus 3 anos, obras aclamadas pela crítica, como ‘Why The Horse?’, ‘Frida & Diego’, ‘Teatro Cego – Acorda Amor’, ‘Estrelas’ (em parceria com o Odin Teatret, da Dinamarca), ‘Da Vinci, Maquiavel e Eu’, entre outros. Também abriu espaço para trabalhos de grupos locais referência na região, como Cia Grama Verde, Pombas Urbanas, Grupo Sonharte de Teatro e Teatro da Neura, entre outros

Entre os anos de 2013 e 2016 foram mais de 60 apresentações aos finais de semana, adicionais à programação usual do equipamento. As apresentações ocorrem todos os primeiros e terceiros sábados do mês, em temporadas que vão de fevereiro até a primeira semana de dezembro, e passam por variados gêneros teatrais, como teatro de rua, de bonecos, adulto, comédia, drama, monólogo, leitura dramática, ensaio aberto, infantil, performance, entre outros.

“Como resultado, além da oferta de espetáculos, percebeu-se a ampliação da quantidade de público aos sábados, aumento da presença de jovens no equipamento e consequente ampliação da procura e oferta de cursos de teatro, que vieram a ser supridos pela chegada de parcerias como o Projeto Primeira Cena, Jovens Urbanos e Programa Vocacional. Além disso tudo, esse projeto possibilitou que algumas pessoas tivessem o primeiro acesso de suas vidas a uma produção teatral”, ressalta Michel.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs