Notícias

Vem aí mais uma Semana Municipal do Brincar

Rodas de conversa, contação de histórias e oficinas totalmente virtuais e gratuitas fazem parte da programação

Publicado em: 20/05/2021 17h41 | Atualizado em: 20/05/2021

Imagem com o texto: Semana Municipal do Brincar 2021, 24 a 28 de maio. Na metade da imagem o desenho de várias mãos e formas geométricas coloridas.

Neste ano, a Semana Municipal do Brincar acontecerá de 24 a 28 de maio de forma online, alinhada com a Semana Mundial do Brincar. Assim como nas edições anteriores, a Semana busca visibilizar a cultura da primeira infância e mobilizar em torno da importância do desenvolvimento integral das crianças. As atividades são abertas e gratuitas.

A programação contempla desde oficinas e contação de história, direcionadas para as crianças, até rodas de conversa para todas as pessoas que têm alguma convivência com meninas e meninos e querem fortalecer seu papel social de cuidadores ou, ainda, se interessam pela cultura do brincar.

Também fazem parte do público do evento, servidores e profissionais que atuam nas políticas públicas voltadas para a primeira infância, os quais buscam qualificar sua atuação na proteção integral e na garantia do direito ao brincar.

No cotidiano de pandemia e isolamento social, mais do que nunca a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento integral e garantia de relações saudáveis e afetivas para as crianças, seus cuidadores e sua rede de apoio. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo integra o calendário oficial da Cidade e se articula com as políticas públicas que buscam garantir um dos mais importantes direitos da primeira infância: o direito ao brincar.

A iniciativa reúne as secretarias de Governo, Educação, Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Inovação e Tecnologia, que compõem a Comissão, e conta também com a colaboração de outras pastas.

 A programação

Todos os eventos da Semana Municipal do Brincar terão interpretação em Libras e serão transmitidos pelo canal do Youtube Primeira Infância – Prefeitura de São Paulo.

Confira a programação completa:

[Segunda-feira] 24 de maio

Das 17h às 18h30 | Mesa de Abertura: O Direito ao Brincar na Pandemia: Protegendo a Primeira Infância

Participantes: Representantes PMSP, Suely Amaral  de Mello (Unesp), Eduardo Marino (FMCSV), Patrícia Camargo (Tempojunto)

 

[Terça-feira] 25 de maio 

11h às 11h30 | Oficina – Pílulas do Brincar “Tecidos Brincantes”, com Guacyara Labonia Guerreiro (Mais Diferenças).

15h às 16h30 | Roda de Conversa: A importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças

Participantes:Janine Dodge (IPA – Brasil); Maria Carmem Silveira Barbosa (UFRGS), Carla Mauch (Mais Diferenças).

Mediação: Athene Maria de Marco F. Mauro (SMS/PMSP)

 

[Quarta-feira] 26 de maio 

11h às 11h30 | Leitura do livro Amora: Arte e Identidade, com Maria Cilene Lucas Vieira.

15h às 16h30 | Roda de Conversa: Aproximando Idades na Brincadeira: a Experiência da Convivência Intergeracional

Participantes:Deusivania Falcão (USP), Rita de Cássia Siqueira (SMADS/PMSP), Sandra Regina Gomes (especialista em gerontologia).

Mediação: Fátima Bonifácio (SME/PMSP)

 

[Quinta-feira] 27 de maio 

11h às 11h30 | Contação de História e Oficina “Sobre a Origem dos Pássaros – Uma História Inventada”, com Paulo Bordin.

15h às 16h30 | Roda de Conversa e lançamento do curso “Paternidade Responsável” : Laços Afetivos e Brincadeira na Diversidade

Participantes: Milena do Carmo (Centro de Estudos Sociais-Universidade de Coimbra), Alexis Vargas (Secretário Executivo SGM/PMSP), Eduardo Chakora (SE-ANDI/RNPI), Cláudia  F. Vidigal (Fundação Bernard van Leer), Leandro Ziotto (4Daddy), Daniel Costa Lima (consultor)

Mediação: Isabela G. Pessoni (SMDHC/PMSP)

 

[Sexta-feira] 28 de maio

11h às 11h30 | Contação de História – “Narrativas Brincantes”, com Celinha Nascimento. 

15h às 16h30 | Roda de Conversa: Quando a Casa é Outro Lugar: O Brincar de Crianças em Situação de Extrema Vulnerabilidade

Participantes: Auro Lescher (Projeto Quixote), Esmeralda Ortiz (jornalista, escritora e sambista), Higor Augusto M. dos Reis (SAICA Girassol)

Mediação: Leonardo G. Alves (SMADS/PMSP)

 

Nas atividades da Semana, há destaque para a roda de conversa que marca o lançamento, para o público em geral, do curso EAD de “Paternidade Responsável”. A formação visa orientar e apoiar pais e cuidadores/as no efetivo exercício da parentalidade. Assim, promovendo maior envolvimento destes nos cuidados e estímulos das crianças para a sua proteção e desenvolvimento integral.

Além dos eventos ao vivo, ao longo da semana, haverá publicação de novos vídeos com propostas de brincadeiras para crianças, produzidos por Serviços de Assistência Social à Família (SASFs), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria Municipal de Esportes.

As atrações contarão com a realização de oficinas voltadas para o brincar, promovidas pelo Centro Cultural Santo Amaro, da Secretaria Municipal de Cultura, transmitidas no Facebook do Centro Cultural Santo Amaro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
Imagem de divulgação do espetáculo da Caravana Tapioca

CEUs da cidade recebem espetáculos circenses

Publicado em: 15/09/2021 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de fundo escuro nos tons preto e grafite com o texto

18ª Semana de Alfabetização do MOVA SP celebra 100 anos de Paulo Freire

Publicado em: 14/09/2021 8h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher mostra sua carteirinha de vacinação

CIEJA Perus combate fake news e desinformação por meio de ações educomunicativas

Publicado em: 14/09/2021 2h11 - em Educação de Jovens e Adultos

1 2 3 1.188