Notícias

Vem aí mais uma Semana Municipal do Brincar

Rodas de conversa, contação de histórias e oficinas totalmente virtuais e gratuitas fazem parte da programação

Publicado em: 20/05/2021 17h41 | Atualizado em: 20/05/2021

Imagem com o texto: Semana Municipal do Brincar 2021, 24 a 28 de maio. Na metade da imagem o desenho de várias mãos e formas geométricas coloridas.

Neste ano, a Semana Municipal do Brincar acontecerá de 24 a 28 de maio de forma online, alinhada com a Semana Mundial do Brincar. Assim como nas edições anteriores, a Semana busca visibilizar a cultura da primeira infância e mobilizar em torno da importância do desenvolvimento integral das crianças. As atividades são abertas e gratuitas.

A programação contempla desde oficinas e contação de história, direcionadas para as crianças, até rodas de conversa para todas as pessoas que têm alguma convivência com meninas e meninos e querem fortalecer seu papel social de cuidadores ou, ainda, se interessam pela cultura do brincar.

Também fazem parte do público do evento, servidores e profissionais que atuam nas políticas públicas voltadas para a primeira infância, os quais buscam qualificar sua atuação na proteção integral e na garantia do direito ao brincar.

No cotidiano de pandemia e isolamento social, mais do que nunca a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento integral e garantia de relações saudáveis e afetivas para as crianças, seus cuidadores e sua rede de apoio. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo integra o calendário oficial da Cidade e se articula com as políticas públicas que buscam garantir um dos mais importantes direitos da primeira infância: o direito ao brincar.

A iniciativa reúne as secretarias de Governo, Educação, Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Inovação e Tecnologia, que compõem a Comissão, e conta também com a colaboração de outras pastas.

 A programação

Todos os eventos da Semana Municipal do Brincar terão interpretação em Libras e serão transmitidos pelo canal do Youtube Primeira Infância – Prefeitura de São Paulo.

Confira a programação completa:

[Segunda-feira] 24 de maio

Das 17h às 18h30 | Mesa de Abertura: O Direito ao Brincar na Pandemia: Protegendo a Primeira Infância

Participantes: Representantes PMSP, Suely Amaral  de Mello (Unesp), Eduardo Marino (FMCSV), Patrícia Camargo (Tempojunto)

 

[Terça-feira] 25 de maio 

11h às 11h30 | Oficina – Pílulas do Brincar “Tecidos Brincantes”, com Guacyara Labonia Guerreiro (Mais Diferenças).

15h às 16h30 | Roda de Conversa: A importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças

Participantes:Janine Dodge (IPA – Brasil); Maria Carmem Silveira Barbosa (UFRGS), Carla Mauch (Mais Diferenças).

Mediação: Athene Maria de Marco F. Mauro (SMS/PMSP)

 

[Quarta-feira] 26 de maio 

11h às 11h30 | Leitura do livro Amora: Arte e Identidade, com Maria Cilene Lucas Vieira.

15h às 16h30 | Roda de Conversa: Aproximando Idades na Brincadeira: a Experiência da Convivência Intergeracional

Participantes:Deusivania Falcão (USP), Rita de Cássia Siqueira (SMADS/PMSP), Sandra Regina Gomes (especialista em gerontologia).

Mediação: Fátima Bonifácio (SME/PMSP)

 

[Quinta-feira] 27 de maio 

11h às 11h30 | Contação de História e Oficina “Sobre a Origem dos Pássaros – Uma História Inventada”, com Paulo Bordin.

15h às 16h30 | Roda de Conversa e lançamento do curso “Paternidade Responsável” : Laços Afetivos e Brincadeira na Diversidade

Participantes: Milena do Carmo (Centro de Estudos Sociais-Universidade de Coimbra), Alexis Vargas (Secretário Executivo SGM/PMSP), Eduardo Chakora (SE-ANDI/RNPI), Cláudia  F. Vidigal (Fundação Bernard van Leer), Leandro Ziotto (4Daddy), Daniel Costa Lima (consultor)

Mediação: Isabela G. Pessoni (SMDHC/PMSP)

 

[Sexta-feira] 28 de maio

11h às 11h30 | Contação de História – “Narrativas Brincantes”, com Celinha Nascimento. 

15h às 16h30 | Roda de Conversa: Quando a Casa é Outro Lugar: O Brincar de Crianças em Situação de Extrema Vulnerabilidade

Participantes: Auro Lescher (Projeto Quixote), Esmeralda Ortiz (jornalista, escritora e sambista), Higor Augusto M. dos Reis (SAICA Girassol)

Mediação: Leonardo G. Alves (SMADS/PMSP)

 

Nas atividades da Semana, há destaque para a roda de conversa que marca o lançamento, para o público em geral, do curso EAD de “Paternidade Responsável”. A formação visa orientar e apoiar pais e cuidadores/as no efetivo exercício da parentalidade. Assim, promovendo maior envolvimento destes nos cuidados e estímulos das crianças para a sua proteção e desenvolvimento integral.

Além dos eventos ao vivo, ao longo da semana, haverá publicação de novos vídeos com propostas de brincadeiras para crianças, produzidos por Serviços de Assistência Social à Família (SASFs), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria Municipal de Esportes.

As atrações contarão com a realização de oficinas voltadas para o brincar, promovidas pelo Centro Cultural Santo Amaro, da Secretaria Municipal de Cultura, transmitidas no Facebook do Centro Cultural Santo Amaro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem
Imagem com o texto

Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível  

Publicado em: 23/04/2024 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Elza Soares

Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã 

Publicado em: 23/04/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.441