Notícias

Vanessa da Mata, Baco Exu do Blues, MC Don Juan, Mumuzinho e mais: III Expo Internacional Dia da Consciência Negra terá mais de 15 atrações musicais gratuitas

Festival antirracista da cidade de São Paulo reúne artistas negros de destaque, além de palestras e debates, feira de afroempreendedores e diversas atividades abertas à população entre os dias 18 e 21 no Memorial da América Latina

Publicado em: 16/11/2023 14h50 | Atualizado em: 16/11/2023

Iii Expo Internacional

A programação musical da III Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai promover encontros marcantes no Memorial da América Latina, protagonizados por artistas que carregam as bandeiras da igualdade racial e do combate ao racismo. São diversos gêneros musicais e estilos representados, de modo a agradar distintos públicos ao longo de todo o festival.

O samba e o pagode vão ficar por conta de Mumuzinho, Pagode da 27, Bom Gosto, Pedindo Bis e Anderson Tobias. A MPB e a black music vêm forte com Vanessa da Mata e Baco Exu do Blues. Já a batida inconfundível do funk terá MC Don Juan. Ao todo, serão 17 grandes atrações musicais; novos nomes serão revelados em breve.

A programação da Expo, embalada todos os dias pelas pick ups de DJs como Black Mad, será multicultural, com direito a desfile de roupas de estilistas pretos, batalha de slam, exibição de filmes e documentários, teatro infantil (destaque para o espetáculo O Black  Power de Akin) e muito mais.

“Escolhemos artistas muito talentosos que, além de grandes sucessos, têm uma trajetória ativa de celebração da cultura negra e de luta pelos ideais antirracistas da Expo”, afirma Elaine Gomes, gerente da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, da Prefeitura da capital paulista, e coordenadora da Expo. “A programação cultural dialoga diretamente com quatro painéis diários de debates para que possamos ao mesmo tempo celebrar a negritude e discutir os caminhos para uma sociedade mais igualitária e inclusiva”, destaca a secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Marta Suplicy. A Expo é uma realização da Prefeitura por meio da pasta de Relações Internacionais com a participação ainda de outras secretarias, como Educação, Cultura e Direitos Humanos.

 

Lutando contra a estrutura racista

O ator Aílton Graça, vencedor do Kikito de Melhor Ator no Festival de Gramado por “Mussum, O Filmis”, é o embaixador da III Expo. “Estamos fazendo o enfrentamento de uma estrutura que é nossa, do nosso país. O mundo, em algum momento, resolveu criminalizar, subjugar a nossa cor”, diz Aílton. “Precisamos de encontros como a Expo e temos de buscar aliados, mesmo aqueles que não são negros, mas que estão ao nosso lado na luta, na causa (antirracista)”. “Mussum, O Filmis” terá três exibições ao longo da programação da Expo, na Biblioteca Vitor Civita, dentro do Memorial, perto do palco principal.

 

Música para todos os gostos

Serão mais de 8 horas de música ao vivo por dia, das 13h30 às 21h50. Cinco palcos com programação própria estão distribuídos pelos 30 mil metros quadrados do Memorial. Estarão no palco principal, no sábado, 18, Pagode da 27, e mais duas grandes atrações. No domingo, 19, o grupo Pedindo Bis abre o line up, seguido de mais dois shows “surpresa”.

Na segunda, 20, Dia da Consciência Negra, o grupo Bom Gosto convida Anderson Tobias. Na sequência, sobe ao palco um nome mais que tradicional do pagode (aguarde!) e, fechando a noite, Baco Exu do Blues. Já na terça, 21, último dia da Expo, será a vez do funk, com MC Don Juan, seguido por Mumuzinho. A cantora Vanessa da Mata, vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa (2008) fecha o festival com chave de ouro.

Os outros quatro palcos espalhados pelo Memorial (batizados Erê, Educação, Cultura e Comunidades) também terão programação de destaque. A curadoria do palco Comunidades, por exemplo, será do G10 Favelas, responsável ainda pelo estúdio do festival, com podcast e cobertura ao vivo, realizando entrevistas e compartilhando os melhores momentos do evento.

 

Entrada gratuita mediante lotação

A entrada na III Expo Internacional Dia da Consciência Negra é gratuita, mas é imprescindível se cadastrar no site ou direto no local para liberar o acesso ao evento. Basta se cadastrar uma só vez, mas a entrada será limitada à lotação do espaço.

Acesse o site, faça seu cadastro e confira a programação completa, incluindo os painéis de debates, Espaço Erê, dedicado às crianças, feira de afroempreendedores e atividades multiculturais. Menores de idade só poderão entrar no Memorial acompanhados de seus responsáveis. Verifique a classificação indicativa e a programação completa de shows e debates no site: https://farolantirracista.sp.gov.br/

 

Sobre a Expo

Em sua terceira edição, a Expo Internacional Dia da Consciência Negra celebra os 20 anos da lei 10.639/03 e debate a sua efetiva aplicação sob o lema “Uma lei, muitas lutas”. Promulgada em 9 de janeiro de 2003, a legislação incluiu no currículo-base da educação nacional a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira. A Expo é uma iniciativa da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, criada na gestão Ricardo Nunes e conduzida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SME). “A educação é o principal caminho de transformação da sociedade, por isso a importância de debater a lei. Por isso também a Expo existe, ela é fruto direto da história e da cultura afro-brasileiras, valoriza e expressa esse protagonismo e é um poderoso instrumento de promoção da igualdade racial”, diz Marta Suplicy.

O público também pode participar da programação virtualmente: todas as palestras e debates têm transmissão no YouTube no canal do Farol: https://www.youtube.com/@farolantirracista7490

 

Serviço:

Quando: 18 a 21 de novembro Horário: das 10h às 22h

Onde: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo.

Entrada livre mediante cadastro; menores só acompanhados

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442