Notícias
Valter Hugo Mãe, Sérgio Vaz, Odilon Moraes e João Luiz Guimarães estão entre os destaques da SME desta quarta-feira (6)
Palestras e bate-papos são abertos para qualquer pessoa interessada, basta chegar com antecedência ao local
Publicado em: 06/07/2022 11h29 | Atualizado em: 06/07/2022Grandes nomes da literatura brasileira e portuguesa passarão pelo estande da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) nesta quarta-feira (6) na Bienal do Livro. Entre os destaques estão João Luiz Guimarães, ganhador do último Prêmio Jabuti, o português Valter Hugo Mãe, o poeta Sérgio Vaz e o ilustrador e escritor Odilon Moraes.
Parte da programação do estande da SME conta com a participação de escritores que tiveram suas obras contempladas nos editais dos programas Minha Biblioteca, Acervo da Sala de Leitura e Clube Leitura: Leia, professora! Leia, Professor!”.
Ao meio dia, ocorrerá a palestra “Fazedor de Livros”, com o ilustrador e escritor Odilon Moraes. Destaque na literatura infantil, seus livros “A princesinha medrosa”, “Ismália” e “Lá e Cá” fazem parte do acervo das salas de leitura das escolas de ensino fundamental.
Já o escritor português, Valter Hugo Mãe, marcará presença com a palestra “A literatura como modo de reinventar o mundo”, às 15 horas. Seu livro “A máquina de fazer espanhóis” faz parte do acervo do clube de leitura para educadores da Rede Municipal de São Paulo, que tem a proposta de promover a leitura literária por meio de atividade social de leitura.
O escritor Sérgio Vaz, participará de um bate papo com o tema “Literatura das ruas”, às 17 horas. Seu livro “Flores de Alvenaria” faz parte do acervo do Projeto Livros em Movimento, destinado ao grupo de educadores das escolas.
Para finalizar em grande estilo a programação da quarta, o estande recebera, às 19 horas, João Luiz Guimarães, autor do livro “Sagatrissuinorama”, da editora independente Ozé. Entre outros reconhecimentos, sua obra foi ganhadora do Prêmio Jabuti como o melhor livro infantil e como livro do ano em 2021. Em 2021 seu livro foi inserido no acervo das salas de leitura da RME.
O escritor conta que ele foi construído como um livro álbum e tem as ilustrações de Nelson Cruz. Para João Luiz, “o livro dialoga a partir de muitas camadas com os jovens, e também com as crianças, a partir da mediação de um adulto.”
O nome do livro “Sagatrissuinorana”, que é comprido e meio estranho – como fala o autor – vem de uma referência ao livro Sagarana, de Guimarães Rosa. É, também, um reconto da saga dos três porquinhos, “trissuino” – usando a sintaxe do Guimarães Rosa. Sua história é situada nas Minas Gerais, dos acidentes recentes nas cidades de Mariana e Brumadinho.
Acesse aqui a página da SME na Bienal e saiba mais informações
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Secretaria Municipal de Educação
“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Secretaria Municipal de Educação
CEUs oferecem programação cultural e esportiva no feriado
Relacionadas

CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Publicado em: 18/06/2025 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Publicado em: 18/06/2025 6h13 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Publicado em: 18/06/2025 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades
Publicado em: 18/06/2025 3h09 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Publicado em: 18/06/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus