Vai Tec abre inscrições para apoio financeiro de negócios nas periferias de São Paulo

Programa escolherá 24 iniciativas inovadoras ligadas à tecnologia para receber R$ 32 mil

Publicado em: 03/07/2018 14h45 | Atualizado em: 30/11/2020

vaitec_740_x_430_.jpg

De Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo

O Programa Valorização de Iniciativas Tecnológicas está com inscrições abertas para negócios inovadores criados nas periferias de São Paulo. Os 24 escolhidos para participar do Programa de Aceleração receberão R$ 32 mil, além de capacitações, mentorias e acesso a rede de contatos. As inscrições podem ser feitas até 29 de julho no site vaitec.com.br. O Vai Tec é uma iniciativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) e a Fundação Telefônica Vivo.

A etapa acontecerá entre setembro de 2018 e março de 2019, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de empreendedores de inovação e tecnologia das regiões periféricas da capital paulista. Os escolhidos serão capacitados em gestão, desde os aspectos técnicos até jurídicos e mercadológicos, e também aprenderão a desenvolver seus negócios.

Para participar, o empreendimento tem de ser inovador dentro de qualquer tema, desde que envolva tecnologia como parte relevante em seu modelos de negócio e tenha potencial para se desenvolver na cidade. O público-alvo do programa são jovens com mais de 18 anos e moradores de locais que precisam de qualificação e suporte, para manter seus negócios sustentáveis e gerar renda.

“Estimular e, principalmente, dar condições para que o jovem criativo e empreendedor coloque suas ideias em prática, faz parte da política de inclusão da prefeitura de São Paulo. Temos nas periferias da cidade uma fábrica de talentos que precisa de apoio. O programa VAI TEC é essa grande oportunidade”, enfatiza o prefeito Bruno Covas.

“Possuímos um grande potencial de capilaridade e alto impacto, fundamental para a promoção do empreendedorismo tecnológico entre os jovens das regiões periféricas da Cidade. Temos plena consciência da complexidade desse desafio, mas contribuir para que esses jovens, que estão à margem do ecossistema empreendedor, tenham mais oportunidades é o que nos impulsiona a investir e melhorar constantemente o Programa”, afirma Aline Cardoso, Secretária Municipal de Trabalho e Empreendedorismo.

A prioridade da seleção será para projetos de regiões populosas e localizadas nos extremos da cidade, principalmente nas zonas leste (São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, São Mateus, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaquera, Vila Prudente, Penha, Sapopemba), sul (Parelheiros, Capela do Socorro, M´Boi Mirim, Campo Limpo, Cidade Ademar) e norte (Casa Verde, Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Perus, Pirituba, Jaçanã/Tremembé).

A seleção dos escolhidos será feita pela ADE SAMPA e pelo Conselho do Vai Tec. A publicação dos selecionados para a primeira fase será feita em 17 de agosto. Entre 27 e 31 de agosto, serão feitas as apresentações presenciais dos projetos. O resultado será divulgado em 5 de setembro e os vencedores terão de manifestar interesse até 10 de setembro. O programa terá início em 17 de setembro.

Reformulação

Para atingir seu objetivo de apoiar toda a jornada dos jovens que querem empreender com tecnologia nas periferias, desde a viabilização da ideia até a sustentabilidade de seu negócio, o Vai Tec foi reformulado. “Diferentemente das anteriores, nesta edição, os negócios selecionados, além de receberem recurso financeiro, participarão de um programa intensivo de aceleração por seis meses, que contará com mentorias, capacitações e acesso à rede de contatos”, ressalta Thaís Piffer, diretora da ADE SAMPA.

O programa agora se organiza em duas frentes. A primeira promove oficinas de “Ideação” e “Validação” para quem quer transformar ideias em planos de negócio e também validar e testar seus empreendimentos. A segunda é a Aceleração Vai Tec, que apoia empreendimentos inovadores das periferias que utilizam tecnologia para que tornem sustentáveis.

Para implementar o novo formato do programa, a ADE SAMPA integrou a metodologia do Pense Grande. Desenvolvida pela Fundação Telefônica Vivo e voltado para empreendedorismo social, o modelo torna o empreendedorismo uma opção de vida para o jovem, com base nas necessidades que ele enxerga em sua própria comunidade, ou seja, resolvendo as lacunas do próprio lugar em que vive, tirando suas ideias do papel e transformando-as em negócios rentáveis.

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação