Notícias
Vacinação contra Influenza acontecerá nas escolas da cidade
A 24ª Campanha de Vacinação Contra Influenza inicia em 12 de abril de 2021 na cidade de São Paulo e imunização para professores está prevista no calendário
Publicado em: 09/04/2021 16h53 | Atualizado em: 06/05/2021
A partir da próxima segunda-feira (12) a cidade de São Paulo inicia a 24ª Campanha Municipal de Vacinação contra a Influenza (o vírus da gripe). A imunização será dividida em três fases, iniciando com grupos diferentes dos que estão recebendo as doses contra a Covid-19. No primeiro grupo estão crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 26 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Os professores fazem parte da segunda fase, que será iniciada em 11 de maio.
Com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação, dobrando o número de postos, a vacina contra a Influenza será aplicada exclusivamente em Escolas e Estabelecimentos da Educação. O nome e endereço das escolas serão disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=310726
A Secretaria Municipal de Educação está auxiliando a Saúde na organização e irá comunicar as unidades sobre os dias e horários programados para a ação.
Veja abaixo o início da vacinação da gripe para cada fase
Fase 1 (12/4 à 10/5) – crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 26 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde;
Fase 2 (11/5 à 8/6) – idosos com 60 anos e mais, profissionais das escolas públicas e privadas;
Fase 3 (9/6 à 9/7) – outros grupos (pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade).
Vacina contra a gripe
O objetivo da Vacinação contra a Influenza é reduzir as complicações e a mortalidade decorrente do vírus no público-alvo da campanha. A imunização será realizada em três etapas a partir de 12 de abril, com previsão de encerramento em 9 de julho. São esperadas mais de 4,7 milhões de pessoas para receber a dose única da vacina.
Neste momento da pandemia, a vacinação contra a gripe é muito importante para:
- Reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo
- Facilitar o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e demais doenças respiratórias causadas pela Influenza
- Evitar internações e a sobrecarga do sistema de saúde.
Neste período, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas (como poliomielite, sarampo, pentavalente, febre amarela e rotavírus) do Calendário Nacional de Vacinação para estes grupos.
Importante
O recebimento da vacina deve ser adiado nas seguintes situações:
- Pessoa com Covid-19 em curso ou há menos de 28 dias;
- Vacinação contra a Covid-19 há menos de 14 dias ou 2ª dose de vacina contra Covid-19 a ser tomada em menos de 14 dias.
- A Vacina contra Influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do plano Nacional de Imunização, exceto a vacina contra a Covid-19.
- A prioridade deve ser dada à vacina contra a Covid-19
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais realizam ações de Busca Ativa inéditas no período de férias
Secretaria Municipal de Educação
Está disponível o 3º lote de créditos para material e uniforme para estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME apresenta curta-metragem sobre gestão documental
Diretoria Regional de Educação Butantã
Muito além do campo: flag football constrói futuros no CEU Paraisópolis
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Gabriel Prestes fica entre os 10 finalistas do prêmio “Meu Pátio é o Mundo”
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Artistas do território podem se inscrever no festival de música “Raízes da Zona Leste"
Relacionadas
Escolas municipais realizam ações de Busca Ativa inéditas no período de férias
Publicado em: 30/01/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Está disponível o 3º lote de créditos para material e uniforme para estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 30/01/2026 3h36 - em Secretaria Municipal de Educação
SME apresenta curta-metragem sobre gestão documental
Publicado em: 30/01/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Muito além do campo: flag football constrói futuros no CEU Paraisópolis
Publicado em: 29/01/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEI Gabriel Prestes fica entre os 10 finalistas do prêmio “Meu Pátio é o Mundo”
Publicado em: 29/01/2026 10h30 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga