Notícias

USP apresenta profissões e cursos de graduação em feira que começa nesta quinta

O evento gratuito vai oferecer atividades interativas, orientação profissional e instruções sobre as formas de ingresso na USP

Publicado em: 13/09/2023 15h59 | Atualizado em: 13/09/2023
Fotografia aérea da Universidade de São Paulo (USP)

O campus Butantã da USP recebe nesta quinta-feira (14), sexta (15) e sábado (16) a 17ª edição da Feira USP e as Profissões. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita. 

Na Praça do Relógio, a feira reúne estandes com alunos e docentes da USP que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos, as profissões, o mercado de trabalho, a formação acadêmica, disciplinas e conteúdos programáticos, além do cotidiano universitário e as possibilidades de especializações. Também serão realizadas apresentações e atividades em um palco central.

Os visitantes podem obter orientações sobre as formas de ingresso na Universidade e os programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil. A Fuvest vai atender os interessados e realizar as inscrições para o vestibular 2024 da USP. Os professores também poderão se informar sobre os cursos de extensão oferecidos pela Universidade, muitos deles gratuitos.

Já no tour turístico Giro Cultural, será possível percorrer diversos locais do campus em um ônibus. Algumas atividades serão disponibilizadas posteriormente no canal do YouTube.

Para alimentação, a edição 2023 vai contar com duas praças de alimentação. Bolsões especiais de estacionamento serão destinados para ônibus. 

Atividades Interativas

Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia da USP (IP) vai promover oficinas de orientação profissional, que serão oferecidas diretamente na própria unidade. Também serão realizadas atividades interativas e em salas de bate-papo, exposições de acervos dos museus da USP, palestras e apresentações:

– O Show de Física, criado há mais de 39 anos para mostrar experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;

– As atividades do grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química que utilizam o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;

– A Célula Gigante, desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto Biociências da USP, que possibilita conhecer o interior de uma célula com todas as suas organelas, núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras em uma estrutura de 40 metros cúbicos.

Inscrições e credenciamento

A participação é totalmente gratuita, mas para agilizar a entrada os interessados podem fazer o credenciamento prévio no site https://uspprofissoes.usp.br/

Contato para dúvidas e informações:  uspprofi@usp.br

Serviço

Feira USP e as Profissões 2023
Quando: de 14 a 16 de Setembro de 2023 (quinta, sexta e sábado) das 9h às 17h.
Onde: Praça do Relógio, campus Butantã da USP
Como Chegar
Portaria 1
Cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga.
Portaria 2
Av. Escola Politécnica, altura do número 403. Acesso de ônibus pela portaria 2.
Portaria 3
Av. Corifeu de Azevedo Marques, altura do número 2900.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa mostra mãos de diferentes pessoas unidas ao redor de uma muda de planta com folhas verdes, sustentada sobre um pequeno montículo de terra. A cena simboliza cooperação, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao fundo, a vegetação aparece desfocada, reforçando o contexto natural. No canto superior direito, está a identidade visual da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com logotipo em tons de verde composto por uma figura humana estilizada envolvida por setas circulares, acompanhada da inscrição Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo

Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental

Pessoa servindo uma refeição em um refeitório escolar entrega um prato com arroz, feijão, salada, legumes e proteínas a um estudante. Em primeiro plano, aparecem cubas de alimentos aquecidos e, ao fundo, o ambiente da cozinha escolar desfocado.
Ilustração em estilo vetorial sobre fundo azul-escuro com o título

Prêmio Heitor Villa-Lobos abre inscrições para a 8ª edição 

Publicado em: 06/08/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.684