Notícias

Universidade de São Paulo abre inscrições para mestrado profissional em Letras

O processo seletivo é voltado aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da rede pública

Publicado em: 29/01/2020 17h06 | Atualizado em: 06/08/2021
Profletras

Estão abertas até segunda-feira (03), inscrições para professores interessados em participar do processo seletivo do mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), cujo ingresso será no segundo semestre letivo de 2020. O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu gratuito da Universidade de São Paulo (USP) e voltado aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da rede pública que desejam qualificar-se para o exercício da docência, com o intuito de desenvolver múltiplas competências dos alunos em ambiente on-line e off-line.

São oferecidas 10 vagas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). As aulas são ministradas às quintas-feiras, no período da tarde, e às sextas-feiras, pela manhã e tarde – sendo presenciais somente no primeiro ano do curso, pois no segundo são parciais ou com a supervisão do orientador.

Os requisitos para participar do processo seletivo são:

  1. a) Ter diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, registrado no MEC,
  2. b) Estar ministrando aula de Língua Portuguesa e ser professor desta disciplina em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), em escola da rede pública de ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores.

Além disso, o candidato aprovado deverá estar em sala de aula e não poderá afastar-se, integralmente, do exercício da docência no Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino, enquanto permanecer cursando o PROFLETRAS.

Prazos – Os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da rede pública interessados no curso devem realizar a inscrição via on-line, exclusivamente, até às 23h59min, horário oficial de Brasília, do dia 3 de fevereiro.

Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição informando a instituição escolhida para realizar o curso (no caso da FFLCH, a instituição que aparece é o nome da universidade: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP), imprimir a Guia da taxa de inscrição; e efetuar o pagamento no valor de R$ 90,00 até o dia 4 de fevereiro.

As provas serão aplicadas no dia 15 de março. O local de realização será divulgado a partir de 6 de março e estará vinculado ao município sede da instituição escolhida pelo candidato no formulário de inscrição. Como a FFLCH está localizada na cidade de São Paulo, a realização das provas, assim como o curso, acontece nesta mesma cidade.

A prova será composta por 20 questões de múltipla escolha e também de uma questão discursiva, na qual será exigido que o candidato produza um texto argumentativo em prosa, adequada à situação enunciativa apresentada, ao gênero discursivo/textual solicitado, aos princípios da textualidade, à norma padrão culta da língua portuguesa escrita e às instruções constantes na prova.

A data prevista para divulgação do resultado final do processo seletivo é dia 6 de maio. A data das matrículas será publicada posteriormente. O conteúdo programático das provas, cronograma e todo o regulamento do processo seletivo do PROFLETRAS podem ser conferidos no edital completo, pelo link.

Saiba mais sobre este mestrado profissional na página do PROFLETRAS.

Mais informações pelo e-mail da Secretaria da Pós do DLCV: posdlcv@usp.br.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
Imagem de divulgação do espetáculo da Caravana Tapioca

CEUs da cidade recebem espetáculos circenses

Publicado em: 15/09/2021 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de fundo escuro nos tons preto e grafite com o texto

18ª Semana de Alfabetização do MOVA SP celebra 100 anos de Paulo Freire

Publicado em: 14/09/2021 8h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher mostra sua carteirinha de vacinação

CIEJA Perus combate fake news e desinformação por meio de ações educomunicativas

Publicado em: 14/09/2021 2h11 - em Educação de Jovens e Adultos

1 2 3 1.188