Notícias

Unidades educacionais recebem visita de pesquisadores peruanos

Desenvolvimento dos programas federais "Elos" e "Tamojunto" é objeto de pesquisa da Universidad Peruana Cayetano Heredia

Publicado em: 27/09/2018 11h31 | Atualizado em: 04/05/2021

peru_prog_740x430.jpg

Na quarta, 19 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Abrão de Moraes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, e a EMEF Vinícius de Moraes, da DRE São Mateus, receberam a visita de uma equipe de pesquisadores da Universidad Peruana Cayetano Heredia para conhecer o desenvolvimento de dois programas federais, propostos pelo Ministério da Saúde, de prevenção às drogas e álcool nas escolas: o Programa Elos – construindo coletivos e o Programa #Tamojunto.

Em ambas as EMEFs, os pesquisadores conheceram de perto as ações do Programa Elos e, na EMEF Vinícius de Moraes, também entraram em contato com o Programa #Tamojunto. A visita dos pesquisadores teve o objetivo de conhecer a percepção da Unidade quanto aos programas de prevenção, os benefícios trazidos para a Unidade, a relação dos programas com a área pedagógica, as barreiras enfrentadas e as reações dos professores, estudantes e pais em relação aos programas de prevenção dentro das escolas.

No período da manhã, os pesquisadores visitaram a EMEF Abrão de Moraes. Os professores da Unidade descreveram o Elos como uma “preciosidade de ferramenta para o professor trabalhar na sala de aula e conhecer cada aluno”. À tarde, a EMEF Vinícius de Moraes recebeu a equipe. Além da gestão, os pesquisadores foram recepcionados por um grupo de estudantes que falam espanhol. O aluno William Máximo de Oliveira foi o tradutor/intérprete do grupo. De acordo com a equipe gestora da EMEF Vinícius de Moraes, Unidade na qual os programas estão incluídos no PPP (Projeto Político-Pedagógico), as iniciativas “fortalecem a rede de proteção social para a criança/adolescente e familiares e aproximam o estudante da escola. Como reflexo, a comunidade vê a escola como um local de proteção e de acolhimento”. Os pesquisadores ainda puderam conhecer a horta e o processo de tratamento do lixo e provaram um suco verde feito com couve plantada na EMEF.

peru_prog_2_740x430.jpg

Saiba mais sobre os programas:

Programa Elos – construindo coletivos: atende alunos de 6 a 11 anos (1º ao 5º anos). Oferece condições ao desenvolvimento das habilidades de vida (autoconhecimento/responsabilidade/autonomia/respeito/protagonismo/empatia/tolerância e principalmente, o coletivo democrático na sala de aula) com efeito de proteção social. Agrega uma estratégia eficiente no campo da prevenção ao uso de álcool e outras drogas ao possibilitar o fortalecimento dos indivíduos no enfrentamento das vulnerabilidades sociais em que se desenvolvem.

Programa #Tamojunto: atende alunos de 13/14 anos(8º/9º anos). Trabalha com os alunos as influências sociais, ambientais e habilidades de vida associadas à prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, possibilitando assim que o adolescente seja protagonista, assertivo, solidário e reflexivo sobre suas escolhas, pensamento criativo e autocontrole.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SME publica nota final de aprovados em concursos

SME publica nota final de aprovados em concursos

Publicado em: 17/12/2015 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições abertas para Bolsistas Pesquisadores – UNESP/UniCEU

Inscrições abertas para Bolsistas Pesquisadores – UNESP/UniCEU

Publicado em: 17/12/2015 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

SME abre consulta pública para o Programa São Paulo Integral

SME abre consulta pública para o Programa São Paulo Integral

Publicado em: 16/12/2015 2h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

SME abre consulta pública para o Programa São Paulo Integral

São Paulo Integral – Devolutiva da consulta pública

Publicado em: 16/12/2015 2h23 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Arte Urbana na EMEI Chácara Sonho Azul

Arte Urbana na EMEI Chácara Sonho Azul

Publicado em: 16/12/2015 12h35 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.416 1.417 1.418 1.419 1.420 1.488