Notícias

#TamoJunto

Programa orienta a prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Publicado em: 30/12/2015 10h44 | Atualizado em: 30/11/2020
tamojunto_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, em parceria com Secretaria Municipal de Educação (SME), vem promovendo nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da cidade de São Paulo encontros de formação do programa #TamoJunto, que orienta sobre a prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

O #TamoJunto é um programa desenvolvido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.

Em uma primeira etapa participam os professores do 8º ano do Ensino Fundamental, que recebem capacitação que permitirá instrumentalizar os educandos com habilidades e recursos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde.

Após as formações, os Educadores promovem discussões entre os alunos, em uma linguagem descontraída e acessível, abordando diversos assuntos e situações de stress que podem levar adolescentes a usarem drogas. O Programa fortalece diversos fatores de proteção, como bem estar psicológico e bom relacionamento com os pais, que tornam os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos.

As reuniões do #Tamojunto também acontecem com as famílias dos alunos. Elas acontecem como um Curso Apresentação de três encontros direcionados aos pais, planejados e coordenados pelos profissionais da saúde e educação do território da escola participante do programa.

Cooperação internacional – O #Tamojunto é a primeira versão brasileira de uma metodologia elaborada por pesquisadores europeus, chamada Unplugged, que tem como base o formato teórico-vivência, que foi testada no Brasil pela primeira vez em 2013, em fase pré-piloto. Agora, o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil e a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde estão expadindo o programa para as cinco regiões do país.

No começo de 2014, foi finalizada a adaptação da metodologia Unplugged para o contexto brasileiro. A versão brasileira passou a se chamar #Tamojunto, nome escolhido pelos alunos das escolas que receberam a fase pré-piloto do programa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425