Notícias

#TamoJunto

Programa orienta a prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Publicado em: 30/12/2015 10h44 | Atualizado em: 30/11/2020
tamojunto_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, em parceria com Secretaria Municipal de Educação (SME), vem promovendo nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da cidade de São Paulo encontros de formação do programa #TamoJunto, que orienta sobre a prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

O #TamoJunto é um programa desenvolvido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.

Em uma primeira etapa participam os professores do 8º ano do Ensino Fundamental, que recebem capacitação que permitirá instrumentalizar os educandos com habilidades e recursos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde.

Após as formações, os Educadores promovem discussões entre os alunos, em uma linguagem descontraída e acessível, abordando diversos assuntos e situações de stress que podem levar adolescentes a usarem drogas. O Programa fortalece diversos fatores de proteção, como bem estar psicológico e bom relacionamento com os pais, que tornam os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos.

As reuniões do #Tamojunto também acontecem com as famílias dos alunos. Elas acontecem como um Curso Apresentação de três encontros direcionados aos pais, planejados e coordenados pelos profissionais da saúde e educação do território da escola participante do programa.

Cooperação internacional – O #Tamojunto é a primeira versão brasileira de uma metodologia elaborada por pesquisadores europeus, chamada Unplugged, que tem como base o formato teórico-vivência, que foi testada no Brasil pela primeira vez em 2013, em fase pré-piloto. Agora, o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil e a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde estão expadindo o programa para as cinco regiões do país.

No começo de 2014, foi finalizada a adaptação da metodologia Unplugged para o contexto brasileiro. A versão brasileira passou a se chamar #Tamojunto, nome escolhido pelos alunos das escolas que receberam a fase pré-piloto do programa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299