Notícias

Unesco convida professores a responderem pesquisa sobre apoio às demandas educacionais causadas pela pandemia da COVID-19

A pretensão é traçar um panorama amplo do que tem sido trabalhado em tempos pandêmicos e como os professores pensam o trabalho daqui em diante  

Publicado em: 30/06/2021 19h16 | Atualizado em: 30/06/2021
Foto de um professor com equipamentos de proteção individual e estudantes usando máscaras sentas às suas carteiras na sala de aula

EMEF Dom Veremundo Toth – DRE Campo Limpo

A pesquisa “A situação dos professores e o apoio de que necessitam à luz de COVID-19 na América Latina e no Caribe”, projetada pela OREALC/UNESCO Santiago, visa conhecer, a partir da voz dos professores da América Latina e do Caribe, os principais aprendizados, desafios, necessidades de treinamento, suporte e projeções, decorrentes da pandemia. Conhecer a experiência dos professores é fundamental para a concepção de políticas públicas. O formulário ficará disponível até dia 4 de julho.

Clique aqui e participe! Suas respostas são muito importantes!

 As informações fornecidas serão anônimas e confidenciais, usadas para fins de estudo. O participante irá responder 40 perguntas e levará cerca de 30 minutos para concluí-las. Também será possível manifestar o interesse no próprio formulário em receber o resumo do estudo, garantindo assim, a democratização das informações.

 A pesquisa pretende traçar um panorama amplo do que tem sido trabalhado em tempos pandêmicos e, principalmente, como os professores pensam o trabalho daqui em diante. O intuito é, a partir dos resultados dessa pesquisa, colaborar com proposições de políticas públicas para o fortalecimento da ação educativa considerando as especificidades apontadas.

A parceria com a UNESCO Brasil

Desde 2014, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Representação da UNESCO no Brasil são parceiras na implementação do projeto de cooperação técnica “Inovações para a Qualidade da Educação: da gestão à sala de aula”, que visa fortalecer a governança da educação no município de São Paulo por meio de ações de inovações à qualidade da educação e da gestão democrática.

As atividades desenvolvidas no contexto desta cooperação, resultaram em rica produção do conhecimento, com diversas publicações lançadas em recursos educacionais abertos (REA) e inovações nos campos pedagógico, acadêmico, tecnológico, de gestão escolar e da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), contribuindo para a oferta de uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade em uma das maiores redes de ensino da América Latina.

“A participação dos professores da rede municipal de São Paulo nesta pesquisa é de extrema importância, para efetivar este processo de escuta qualificada, que vai subsidiar, a partir da voz dos profissionais de educação, a produção de materiais e/ou orientações, para que os países da América Latina e Caribe desenvolvam seus programas educacionais, frente à luz dos desafios postos pela pandemia da Covid-19”, afirma Mariana Alcalay, Oficial de Projetos do Setor de Educação da UNESCO no Brasil, responsável pela área de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Entrega De Cestas Básicas No Ceu São Mateus
Fotografia com funda azul marinho e a frase

SME realiza Planejamento Estratégico com participação ampla da Rede Municipal 

Publicado em: 08/07/2025 11h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Famílias Migrantes Serviços Essenciais (1)

Famílias migrantes recebem orientações sobre direitos e serviços

Publicado em: 07/07/2025 4h52 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia com duas imagens de estudantes paraticipando das atividades nas

Prefeitura de SP oferece 205 vagas em Escolas Paralímpicas em quatro CEUs da zona Leste

Publicado em: 07/07/2025 4h08 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Abertura Do Recreio Nas Férias No Ceu Caminho Do Mar

Recreio nas Férias começou nesta segunda-feira (7) em mais de 130 polos

Publicado em: 07/07/2025 1h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 6 7 8 9 10 1.545