Notícias
Um país chamado Grajaú – estudantes constroem mapa afetivo do território
Projeto valoriza a cartografia afetiva do bairro a partir das histórias, personagens, coletivos e organizações sociais
Publicado em: 10/02/2021 12h27 | Atualizado em: 10/02/2021
Estudantes do Grajaú, bairro do extremo sul da cidade de São Paulo, estudam a cartografia da região e despertam o sentimento de pertencimento e orgulho pelo território em que vivem. Por meio da valorização histórica e dos personagens do entorno, eles mapearam as iniciativas culturais, sociais e afetivas na comunidade.
A partir do projeto “Um país chamado Grajaú: cartografia afetiva do bairro, sua história, personagens, coletivos e organizações sociais”, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre José Pegoraro contaram um pouco sobre os pontos culturais e de serviços que existem próximos à escola, bem como sobre as figuras importantes do bairro e suas contribuições na região. A escola está localizada próximo à represa Billings, à uma distância de 30 quilômetros da Praça da Sé, marco zero da capital Paulista.
Divididos em turmas com os temas Arte e Cultura, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Assistência Social, o projeto foi desenvolvido para o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) pelos alunos que cursavam no 9º ano na EMEF. O objetivo do TCA é que, por meio da construção de conhecimento, os estudantes sejam capazes de intervir coletivamente na realidade territorial na qual a escola está inserida.
Assim, a partir de um levantamento social, histórico, naturalístico e geográfico do território, os estudantes utilizaram ferramentas de tecnologia da informação e comunicação para produzirem um mapa interativo, que contém não apenas a localização de instituições do entorno, mas também suas fichas, vídeos de apresentação, fotografias e demais elementos que podem ser utilizados pela comunidade para maior conhecimento sobre seu próprio bairro.
As pesquisas de campo no território ocorreram de forma coletiva, antes do período da pandemia decorrente da Covid-19. O trajeto foi o mesmo para todos os grupos, porém, cada qual teve tarefas específicas para serem realizadas. No caminho, professores, estudantes e convidados contaram a história daquele território, assim como aspectos importantes de sua vida social.
No mapa foram destacados lugares como: a Casa Ecoativa e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alcina Pimentel Piza, na Ilha do Bororé; o Conjunto Habitacional Brigadeiro Faria Lima, popularmente conhecido como BNH; o Centro de Cidadania do CIEE do Grajaú, o Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú (CAPS); a Cooperativa de Catadores Seletivos (COOPERPAC) do Parque Cocaia, “Associação Jovens do Futuro”, entre outros.
Perspectivas em mudança – Educadores da escola relatam que a confecção e apresentação do mapa fez com que o processo vivenciado pelos estudantes fosse transmitido para outros moradores e, inclusive, reverberou nas instituições sociais visitadas, fazendo com que os próprios alunos e seus familiares começassem a usar mais esses equipamentos públicos e/ou coletivos do território.
Ao criarem um mapa afetivo da região e darem luz à lugares, pessoas e aspectos que lhes são importantes no território os estudantes se apropriaram do conhecimento necessário para quebrarem preconceitos e lutarem por melhorias.
Os alunos montaram um site oficial para esse projeto, bem como um mapa virtual com todos os territórios estudados.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Étnico-Racial
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Secretaria Municipal de Educação
Curso Normal Nível Médio na Rede Municipal, antigo magistério, é uma das opções de caminho profissional no Ensino Médio
Relacionadas
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Publicado em: 14/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Publicado em: 14/11/2025 11h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Publicado em: 13/11/2025 6h07 - em Étnico-Racial
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Publicado em: 13/11/2025 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera