Notícias
Últimos dias de inscrição para 1ª Seleção de Projetos de Pesquisa
Em parceria com a UNESCO, SME financiará quatro grupos de pesquisa ao longo de 12 meses. Inscrições se encerram no dia 19/08
Publicado em: 13/08/2018 16h21 | Atualizado em: 04/05/2021
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), em parceria com a UNESCO, receberá até 19 de agosto as manifestações de interesse para a 1ª Seleção de Projetos de Pesquisas, iniciativa do Programa de Cooperação em Pesquisa.
As instituições selecionadas receberão repasses financeiros pelos produtos (tais como relatórios parciais e final, painéis de dados) entregues e aprovados, relacionados com a área temática definida e o projeto aprovado. As pesquisas deverão ser desenvolvidas no prazo de 12 (doze) meses.
Nesta seleção, quatro temas de pesquisa serão contemplados: Educação integral, Avaliação do aprendizado, Recuperação paralela e Evasão e absenteísmo docente.
Poderão se inscrever faculdades, universidades públicas e privadas, fundações mantenedoras, de apoio e amparo à pesquisa, centros de pesquisa e entidades não governamentais que comprovadamente atuem ou realizem pesquisas relativas às áreas temáticas propostas.
Na primeira etapa do processo de seleção, instituições, centros e/ou grupos de pesquisa devem, por meio deste link, manifestar seu interesse em um dos temas apresentados e responder a um breve questionário sobre o perfil da instituição, da equipe de pesquisadores e da proposta preliminar de pesquisa.
As instituições e grupos de pesquisa qualificados na manifestação de interesse terão cerca de um mês para apresentarem o detalhamento do projeto de pesquisa e da proposta orçamentária. Será disponibilizado para essas instituições e grupos de pesquisa um termo de referência com o formato do projeto e os itens que deverão compor a proposta orçamentária.
Mais informações estão disponíveis nas Diretrizes para a Manifestação de Interesse e na página da seleção de projetos de pesquisa.
Programa de Cooperação em Pesquisa
O Programa de Cooperação em Pesquisa, lançado no último dia 26 de junho pela SME, em parceria com a UNESCO, disponibiliza instrumentos para aproximar o campo acadêmico dos problemas que desafiam a gestão municipal, de forma a contribuir com a melhoria da educação pública na cidade de São Paulo. Seus três eixos de estruturação – Banco de Desafios, fomento à pesquisa e cooperação com escolas, centros de pesquisa e universidades – buscam facilitar o acesso e obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino, proporcionar a divulgação e discussão dos resultados de pesquisa e viabilizar trocas entre pesquisadores e gestores. Para saber mais, acesse: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/cooperacao
Pátio Digital
O Programa de Cooperação em Pesquisa integra a iniciativa Pátio Digital, que promove o uso da tecnologia e da informação no aprimoramento das políticas educacionais. Para saber mais, acesse: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
CEU e COCEU
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME abre inscrições para servidores interessados em integrar o Núcleo de Transparência Ativa e Controle Interno
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios
Relacionadas
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Publicado em: 08/04/2026 11h47 - em CEU e COCEU
Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas
Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park
Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para servidores interessados em integrar o Núcleo de Transparência Ativa e Controle Interno
Publicado em: 07/04/2026 11h07 - em Diretoria Regional de Educação Butantã