Notícias
Último encontro do Projeto Arte e Sabor 2017
Merendeiros se surpreendem com refeições inusitadas e celebram a conclusão do Programa
Publicado em: 21/12/2017 17h40 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 8 de dezembro, diversos espaços da Faculdade de Saúde Pública serviram de cenário para o último encontro do Projeto Arte e Sabor 2017. Os 70 merendeiros de Centros de Educação Infantil (CEIs) Conveniados de todas as regiões de São Paulo foram recepcionados com um café da manhã preparado pela equipe de um restaurante especializado em valorização e aproveitamento total dos alimentos, responsável pelas atividades da manhã. Bolos, geleia de casca de frutas, pão de mandioca e refresco à base de chá de casca de fruta compuseram o cardápio.
Em seguida, no auditório Paula Souza, o chef Raul Godoy compartilhou os desafios de explorar cada parte dos alimentos em preparações criativas e saborosas. Os participantes aproveitaram para pedir sugestões de preparo com os hortifrútis disponíveis na alimentação escolar, em especial, aqueles de menor aceitação pelas crianças.
A parte prática aconteceu no Laboratório de Técnica Dietética, onde o confeiteiro Michel Platinni demonstrou o preparo de alguns alimentos, deu dicas e contou experiências pessoais, reforçando seu respeito à profissão e o agradecimento pelo valioso papel dos merendeiros em criar memórias afetivas através de sua comida.
A programação da manhã se encerrou com um almoço nos gramados da faculdade saboreando os pratos demonstrados e outras preparações criativas e inspiradoras, como a lasanha de vegetais e o creme doce de mandioca.
A atividade final aconteceu no Instituto Tomie Ohtake, onde o grupo interagiu com a obra de Julio Le Parc e participou de uma cerimônia de encerramento, em clima bastante festivo, com a presença de Ricardo Ohtake, diretor do Instituto, e toda a equipe responsável pela edição 2017.
Projeto Arte e Sabor. O projeto Arte e Sabor é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com patrocínio da Edenred e da Ticket, com a proposta de oferecer uma formação cultural voltada ao universo do alimento aos merendeiros da rede pública do município.
Por meio de visitas a centros de cultura e 5 encontros multidisciplinares com artistas, educadores e chefs de cozinha, a ideia é criar momentos de prática e reflexão sobre os aspectos sociais, estéticos e afetivos que envolvem a cultura da alimentação.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
SME nomeia 153 ATEs
Publicado em: 04/11/2015 4h32 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
“Minas Programam” no CEU Parelheiros
Publicado em: 04/11/2015 3h09 - em CEU e COCEU
Vunesp divulga locais de realização das provas dos concursos
Publicado em: 04/11/2015 12h56 - em Educadores
2º Casamento Comunitário no CEU São Mateus
Publicado em: 03/11/2015 2h36 - em CEU e COCEU
SME publica resultado de recursos interpostos para concursos de Acesso
Publicado em: 03/11/2015 2h30 - em Secretaria Municipal de Educação