Notícias

Último encontro do Projeto Arte e Sabor 2017

Merendeiros se surpreendem com refeições inusitadas e celebram a conclusão do Programa

Publicado em: 21/12/2017 17h40 | Atualizado em: 30/11/2020

ult_encontro_arte_e_sabor_740x430.jpg

No dia 8 de dezembro, diversos espaços da Faculdade de Saúde Pública serviram de cenário para o último encontro do Projeto Arte e Sabor 2017. Os 70 merendeiros de Centros de Educação Infantil (CEIs) Conveniados de todas as regiões de São Paulo foram recepcionados com um café da manhã preparado pela equipe de um restaurante especializado em valorização e aproveitamento total dos alimentos, responsável pelas atividades da manhã. Bolos, geleia de casca de frutas, pão de mandioca e refresco à base de chá de casca de fruta compuseram o cardápio.

Em seguida, no auditório Paula Souza, o chef Raul Godoy compartilhou os desafios de explorar cada parte dos alimentos em preparações criativas e saborosas. Os participantes aproveitaram para pedir sugestões de preparo com os hortifrútis disponíveis na alimentação escolar, em especial, aqueles de menor aceitação pelas crianças.

A parte prática aconteceu no Laboratório de Técnica Dietética, onde o confeiteiro Michel Platinni demonstrou o preparo de alguns alimentos, deu dicas e contou experiências pessoais, reforçando seu respeito à profissão e o agradecimento pelo valioso papel dos merendeiros em criar memórias afetivas através de sua comida.

A programação da manhã se encerrou com um almoço nos gramados da faculdade saboreando os pratos demonstrados e outras preparações criativas e inspiradoras, como a lasanha de vegetais e o creme doce de mandioca.

A atividade final aconteceu no Instituto Tomie Ohtake, onde o grupo interagiu com a obra de Julio Le Parc e participou de uma cerimônia de encerramento, em clima bastante festivo, com a presença de Ricardo Ohtake, diretor do Instituto, e toda a equipe responsável pela edição 2017.

Projeto Arte e Sabor. O projeto Arte e Sabor é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com patrocínio da Edenred e da Ticket, com a proposta de oferecer uma formação cultural voltada ao universo do alimento aos merendeiros da rede pública do município.
Por meio de visitas a centros de cultura e 5 encontros multidisciplinares com artistas, educadores e chefs de cozinha, a ideia é criar momentos de prática e reflexão sobre os aspectos sociais, estéticos e afetivos que envolvem a cultura da alimentação.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupos de estudantes gremistas

Seminários Regionais de Grêmios Estudantis ocorrem nas 13 DREs

Publicado em: 19/08/2022 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação do Premio Paulo Freire - Qualidade no Ensino Municipal 2022

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022

Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.264