Turma de EMEF apadrinha criança da Uganda

Projeto possibilitou o conhecimento da cultura do país, além de reflexões sociais e desconstrução do individualismo

Publicado em: 15/12/2022 16h44 | Atualizado em: 15/12/2022
Arte com 6 linhas horizontais nas cores preta, amarela e vermelha, que representam a bandeira da Uganda. Nas quatro extremidades, há quadros com fotos de estudantes. No centro da imagem, unindo os quadros, há um círculo branco com o desenho da ave grou-coroado.

Na EMEF professor Gilmar Taccola, da DRE Itaquera, a professora Analis Montesanti está desenvolvendo com sua turma do 4º ano B o projeto “África – daqui pra lá, de lá pra cá”, na qual apadrinharam uma criança de 5 anos da Uganda e passaram a estudar sobre a história e cultura da África a partir das cartas enviadas pela menina.

O projeto se iniciou em março deste ano a partir de uma proposta do livro pedagógico “Nosso Livro de Projeto Integradores” onde a turma era desafiada a criar um projeto de cunho social. Assim os estudantes e a professora começaram a pesquisar o que poderia ser  feito de forma a engajar todas as disciplinas e englobar o Currículo da Cidade de São Paulo.

O trabalho ganhou mais força quando a professora Analis conheceu, por meio de um comercial de televisão, a organização internacional ActionAid, que trabalha pelo fim da pobreza, e entre outras ações, viabiliza que crianças sejam apadrinhadas.

Ao ver a empolgação da turma ao saber da organização, a professora promoveu uma reunião de pais para explicar a ideia aos responsáveis, que assinaram um termo de compromisso. A educadora fez o cadastro em seu nome e a ActionAid selecionou uma garota de 5 anos da Uganda para ser apadrinhada, a Nisha, que recebe uma doação de 70 reais por mês.

A doação é feita através do pagamento de um boleto. Todo mês cada criança contribui com R$1,30, colocando o valor numa caixa na sala de aula. No dia do pagamento, dois estudantes fazem a contabilidade e a professora completa para chegar ao valor estipulado, paga o boleto e leva o comprovante de pagamento. Tudo é documentado em um livro ATA.

A vida de Nisha

Também são enviadas cartas para a menina, que responde contando sobre sua vida, sua casa e seu bairro. Os estudantes escrevem coletivamente em português e utilizam o tradutor para passar para o inglês. A partir dos relatos recebidos, a turma estuda, fazendo comparações sobre a cultura do país, relacionando a África com o Brasil e São Paulo com o município de Nisha. Nos estudos eles fazem leituras, assistem a vídeos, fazem mapas, entre outros, tudo com a finalidade de conhecerem o país nativo da menina.

“Essas atividades contribuem para a visão de mundo dessas crianças, estimulando que elas usem o que aprendem na escola para ver o mundo. Depois da pandemia, as crianças voltaram com um individualismo muito forte e o projeto desconstruiu isso. As crianças se tornaram mais humanas e sensíveis, com um olhar mais aberto”, disse a professora Analis.

O projeto auxilia de diversas formas no aprendizado dos estudantes. Analis contou que é perceptível a melhora deles em áreas como matemática e a animação ao estudarem sobre o tema. “Sempre que falava que o conteúdo da aula seria sobre a África eles ficavam mais empolgados, o projeto deu mais significado aos estudos”, frisou.

Em uma das cartas, Nisha agradeceu e contou que com o valor foi possível ela ir à escola e ter água potável em casa. A turma ficou impactada com o relato e contente por conseguir fazer a diferença. A ação terá continuidade no próximo ano, já que possibilitou a construção de reflexões  através do contato direto com a criança africana.

Confira, abaixo, o vídeo feito pelos estudantes contando sobre o projeto:

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.