Notícias

Três escolas municipais são premiadas no Desafio Criativos da Escola 2020

Projetos transformadores das EMEFs Paulo Duarte, Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes e Henrique Souza Filho receberão prêmio de 2 mil reais

Publicado em: 11/12/2020 18h10 | Atualizado em: 21/12/2020

Criativos Na EscolaTrês escolas municipais da cidade de São Paulo ficaram entre as 50 premiadas na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola.  Mesmo em meio à pandemia da Covid-19 (coronavírus), estudantes e professores toparam participar da Jornada Criativa para o desenvolvimento de planos de ação transformadores, tiveram bons resultados e agora receberão o prêmio de 2 mil reais para que possam coloca-los em prática.

Todas as unidades escolares vencedoras estão situadas na região leste de São Paulo. Duas escolheram trabalhar com a temática da Qualidade de Vida, foram elas: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes, no bairro Parque São Lucas, que desenvolveu o projeto “Sonhe, acredite e realize!” e a EMEF Henrique Souza Filho “Henfil”, da Cidade Tiradentes, com plano “Redução de Desigualdade”. Já os estudantes da EMEF Paulo Duarte, em Sapopemba, escolheram a categoria Igualdade e desenvolveram o projeto “Vozes Femininas: Não se cale!”.

Os planos de ação premiados que têm como principais objetivos a melhoria das relações interpessoais, do bem-estar da comunidade e da saúde mental, promovendo práticas de cuidado e autoestima. Além do prêmio, os estudantes e educadores selecionados se tornarão embaixadores e embaixadoras do Criativos da Escola.

A Cerimônia de divulgação dos vencedores foi transmitida pelo canal YouTube da Criativos da Escola na tarde do dia 10 de dezembro de 2020. É possível assistir a íntegra do evento de premiação CRIAR NA ESCOLA: QUE MUNDOS SONHAM OS ESTUDANTES?.

 

Confira a proposta de cada projeto

Grupo Vozes Femininas – Não se cale! – EMEF Paulo Duarte

O projeto “Vozes Femininas – Não se cale” é uma campanha de combate à violência contra as mulheres nas redes sociais. Através da elaboração de conteúdos digitais busca-se chamar a atenção para os tipos de violência, a fim de debater e conscientizar.

Educadoras responsáveis: Aline Antochiw Amaral e Letícia Ribas Finatti

 

Grupo Redução de desigualdades – EMEF HENRIQUE SOUZA FILHO – HENFIL

A partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10, foi desenvolvido um projeto para alcançar os moradores mais frágeis da redondeza da escola. Lá, parte da população se sente vítima de discriminação devido sua classe social e raça.

Educadores responsáveis: Bruno de Souza Rodrigues Ferreira e Lucia Maria do Valle

 

Grupo Sonhe, acredite e realize! – EMEF Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes

O Projeto Sonhe, acredite e realize! tem o objetivo de conscientizar um maior número de pessoas sobre o que é depressão e ampliar a rede de apoio, por meio de redes sociais e outras ações off-line.

Educadora responsável: Carina Jakitas Fonseca

 

Criativos da Escola – faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países. O desafio encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

 

Saiba mais sobre a 6ª edição do Criativo da Escola

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299