Notícias
Trabalho com contos na EMEF Almirante Sylvio Heck aborda bullying e inclusão
Trabalho foi realizado com base no livro “Lobobom”, do professor autor João Carlos de A. Marques
Publicado em: 11/01/2019 9h32 | Atualizado em: 30/11/2020Entre agosto e outubro de 2018, as educadoras Vera Santos e Sônia Silva trabalharam com contos maravilhosos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro. Entre eles, foi abordada a obra “Lobobom”, do professor autor João Carlos de A. Marques, que atua na unidade educacional.
O trabalho desenvolvido pelas educadoras com os livros de contos maravilhosos surgiu a partir de atividade com o Caderno da Cidade, com o objetivo de desmistificar estereótipos de princesas perfeitas como padrão de beleza. “A partir desse trabalho, eu e a Sônia pensamos: ‘temos um autor aqui dentro da escola, por que não utilizarmos uma obra dele?’”, explica Vera Santos.
As educadoras, então, passaram a trabalhar o livro “Lobobom”, de João Carlos Marques, com os estudantes do 5º ano. As atividades foram pensadas para terminarem com um chá literário onde o autor seria entrevistado pelos alunos. Foram realizadas rodas de leitura e produzidos textos orais, escritos e releituras em tiras de histórias em quadrinhos, além de vídeos feitos em parceria com a Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Aline Matos. Também foi trabalhado, em sala de aula, o gênero textual entrevista.
“Além de trabalhar os temas do bullying e da inclusão, a nossa proposta teve a intenção de fazer com que os estudantes acreditem que eles também podem se tornar escritores”, conta Vera.
Para o professor João Marques, a experiência o fez crescer como ilustrador e escrito, tornou consciente alguns dos processos usados na criação do livro e trouxe mais possibilidades criativas e amizades. “A criação de um trabalho de ilustração e literatura, por muitas vezes, não permite que se tenha a resposta de sua efetividade, pelo menos não sob o aspecto da percepção direta dos leitores e eu tive, não apenas na entrevista, mas no decorrer do projeto, respostas deste público, que me fez crescer tanto no âmbito profissional como pessoal”, conta João.
Acesse a galeria de imagens.
Notícias Mais Recentes
Educomunicação
Estudantes do Imprensa Jovem produzem podcast ao vivo no Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação inicia distribuição de cestas básicas para famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade social
Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Educador em Destaque 2024 acontece nesta sexta-feira (29)
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Relacionadas
Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”
Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos
Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear
Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs
Publicado em: 26/03/2024 6h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Primeiro encontro do Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!” da SME ocorre no Museu Afro, nesta quinta (28)
Publicado em: 26/03/2024 9h12 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU EMEF Pres. Campos Salles é a 1ª escola de São Paulo a receber programa de alfabetização pelas mudanças climáticas
Publicado em: 25/03/2024 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação