Notícias

Tocha Olímpica passa pelos CEUs da DRE Campo Limpo

O símbolo esteve nas unidades educacionais espalhando o espírito olímpico

Publicado em: 11/10/2016 12h37 | Atualizado em: 30/11/2020
Tocha_Olimpica_passa_pelos_CEUs_da_DRE_Campo_Limpo_740_x_430.jpg

Em uma ação da Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Unificados e da Educação Integral (COCEU), um exemplar da Tocha Olímpica, que foi conduzida por Carlos Lima, coordenador do Imprensa Jovem, antes da abertura do Rio 2016, realizou um percurso que abrangeu todas os Centros de Educação Unificada (CEUs) e três Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) da cidade de São Paulo.

O percurso da tocha nas unidades educacionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo teve início no dia 27 de julho, no CEU Paraisópolis, e terminou no dia 4 de agosto, no CEU Vila do Sol.

Durante esse período de oito dias, a DRE Campo Limpo recebeu a tocha em seus oito CEUs, sendo estes: Paraisópolis (28/07), Casa Blanca (29/07), Campo Limpo (30/07), Cantos do Amanhecer (31/07), Capão Redondo (01/08), Guarapiranga (02/08), Feitiço da Vila (03/08) e Vila do Sol (04/08).

Regiana Paixão, gestora do CEU Casa Blanca, emocionada com a chegada da Tocha à unidade educacional, na qual trabalha há 12 anos, diz que a presença da tocha olímpica no CEU foi uma celebração da paz e do espírito olímpico. “O espírito olímpico mostra que as pessoas, apesar de suas diferenças, precisam aprender a se respeitar e trabalhar juntos”, concluiu.

Comemorando a possibilidade de trazer a tocha para a periferia, Regiana afirma que a inclusão de pautas esportivas na vida dos estudantes é fundamental para a formação deles como cidadãos. “O esporte é fundamental para desenvolver as capacidades físicas e desenvolver o espírito de colaboração, o respeito aos outros, o aprender a ganhar e perder”, avaliou a gestora do CEU.

A cerimônia de recebimento da tocha, no CEU Casa Blanca, por exemplo, durou 40 minutos. O símbolo olímpico percorreu os corredores da área externa do CEU nas mãos de representantes dos Centros de Educação Infantil (CEIs), das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), além da própria gestão do CEU. Após isso, tocou-se o hino nacional e, em complemento, os gestores das entidades discursaram.

Dentre os 59 dias de passagem pelas 49 unidades educacionais, o plano, que foi posto em prática, fez com que a tocha passasse pelo menos um dia em cada CEU e CECI, possibilitando que alunos, professores, gestores e funcionários pudessem ter a oportunidade de chegar perto do símbolo olímpico.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de diversas bonecas e bonecos de pano dispostos lado a lado. Eles representam pessoas negra e andinas
foto de uma cesta de alimentação com tomates e rabanetes. como o logotipo da Virada ODS

SME oferece curso sobre alimentação saudável na Educação Infantil 

Publicado em: 20/03/2023 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma pessoa vendo um notebook e na tela está a Homepage da Intranet da SME

Educadores da SME agora contam com intranet

Publicado em: 20/03/2023 5h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Territórios Brincantes

Inspirado em experiência argentina, CEI 13 de Maio estimula autonomia de crianças e bebês

Publicado em: 20/03/2023 3h14 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

5 mil Mães Guardiãs trabalham na busca ativa de estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 17/03/2023 4h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.325