Notícias
TCA termina 2020 com live com SLAM Perplexo
Ano foi de dificuldades, mas o trabalho foi considerado um sucesso
Publicado em: 18/12/2020 16h49 | Atualizado em: 09/09/2022O Trabalho Colaborativo de Autoria fez no dia 27 de novembro, a sua última live do ano. Os convidados foram Edgard Antunes e Rafael Antunes Marcelino, do SLAM Perplexo. Foram quatro eventos durante o ano, cada um com uma participação especial e com rotatividade com os alunos da EMEF da DRE Itaquera. Mais uma vez mostrando a força do protagonismo juvenil em um ano tão difícil.
Desde 2017, a DRE Itaquera atua com professores tutores do TCA para discussão e desenvolvimento de projetos com os alunos de forma rotineira. Mas em 2020, as dificuldades pareciam passar por cima dos trabalhos. Então, foi necessário se reinventar para levantar temas que protagonizassem o protagonismo dos estudantes.
Em agosto de 2020 aconteceu o primeiro evento ao com a formadora Ana Regina Barbosa Spinardi falando sobre o estudo remoto, um sucesso na transmissão do youtube. No mês seguinte foi a vez do escritor Rodrigo Ciriaco. Professores ajudavam na organização, mas a mediação e as perguntas eram todas feitas pelos alunos das próprias EMEFs.

Edgard Antunes e Rafael Antunes fazem parte do SLAM Perplexo, e participaram em novembro de evento do TCA.
Em outubro, Ayla Julia Ferreira dos Santos, da EMEF Professora Ana Silveira Pereira, que fica na DRE Campo Limpo, e a jornalista Januária Cristina Alves falaram sobre Fake News. Assim, o ano terminou falando sobre SLAM, competição de batalha de poesias, que pode ser uma ferramenta pedagógica, e acontece em saraus com, geralmente, temas relacionados à sociedade como amor, família, sentimentos e muito mais.
O SLAM Perplexo fica na Zona Leste de São Paulo, e é comandado por Edgard Antunes e Rafael Antunes Marcelino, que falaram sobre a linguagem da poesia nessas batalhas e contaram a história do movimento. Assim, finalizando o ano com chave de ouro o ano do TCA mostrando a potência da voz dos estudantes, e mais do que isso, destacando a autonomia dos jovens para poder ter espaço para demonstrar suas ideias e fortalecer seu potencial.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Vestibulinho ETEC oferece mais de 1,9 mil vagas gratuitas nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Inácio Monteiro recebe Grande Encontro dos Grêmios Estudantis e Comissão de Mediação de Conflitos
Diretoria Regional de Educação Penha
Feira de Robótica e Ciências movimenta escola de Ermelino Matarazzo
Secretaria Municipal de Educação
CET assina convênio para distribuir 170 mil livros de Educação de Trânsito em escolas públicas
Secretaria Municipal de Educação
Escolas da região central promovem programação especial para crianças e comunidades
Diretoria Regional de Educação Butantã
Semana da Matemática leva estudantes a investigar o entorno de escola do Butantã
Relacionadas
Vestibulinho ETEC oferece mais de 1,9 mil vagas gratuitas nos CEUs
Publicado em: 18/09/2026 5h00 - em CEU e COCEU
CEU Inácio Monteiro recebe Grande Encontro dos Grêmios Estudantis e Comissão de Mediação de Conflitos
Publicado em: 18/09/2026 4h17 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Feira de Robótica e Ciências movimenta escola de Ermelino Matarazzo
Publicado em: 18/09/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Penha
CET assina convênio para distribuir 170 mil livros de Educação de Trânsito em escolas públicas
Publicado em: 18/09/2026 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas da região central promovem programação especial para crianças e comunidades
Publicado em: 18/09/2026 10h10 - em Secretaria Municipal de Educação