Notícias

Sonhar é preciso – Semana de Geografia na USP

Acompanhe a notícia escrita pela equipe BNE Imprensa Jovem sobre “Ciência para Redução de Desigualdades”

Publicado em: 21/11/2018 11h41 | Atualizado em: 07/12/2020

Breves_role_740x430.jpg
Matéria produzida pela equipe BNE Imprensa Jovem, da EMEF. Dr. João Augusto Breves

Nos dias 17 e 18 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), aconteceu o 1º Rolê Científico, evento no qual alunos participantes do Programa Imprensa Jovem, de várias escolas, tiveram a oportunidade de assistir palestras e realizar coletiva de imprensa com cientistas de renome internacional que trataram do tema “Ciência para Redução de Desigualdades”; além de conhecer diversos Museus e Centros de Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP).

A equipe BNE Imprensa Jovem, da EMEF. Dr. João Augusto Breves, esteve presente no dia 18 de outubro, dia em que os Doutores Pedro Jaime, Cíntia Araújo e Ivan Siqueira abordaram o tema: Inserção Afrodescendente na Ciência e no Campo Empresarial. As discussões abordaram:

Negros e Negras no Mercado de Trabalho – em sua palestra o antropólogo, Dr. Pedro Jaime nos trouxe dados de sua pesquisa que apontam que no mundo empresarial o racismo ainda impera de uma forma bastante significativa, pois, segundo ele, apenas 4,7% dos cargos de direção das grandes empresas brasileiras são ocupados por negros e quando falamos de mulheres negras o quadro se agrava ainda mais, pois elas ocupam apenas 0,4% desses cargos diretivos.

Herança Escravagista na Administração – a Dr.ª Cíntia Araújo, Ph.D. em administração, nos esclarece que a questão do racismo na administração, provavelmente seja uma “herança” cultural do período escravagista, no qual o Negro era tido como um ser não pensante, havendo assim a necessidade de alguém para comandá-lo sempre. Daí se explicaria as barreiras colocadas para que os negros ocupem cargos de liderança nas grandes empresas.

Participação de Afrodescendentes na Ciência – o Prof.º Dr, Ivan Siqueira nos trouxe um panorama da contribuição dos negros para a Ciência desde 500 anos a.C. até os dias atuais. Destacando que por muitas vezes os conhecimentos legitimados por “brancos” tiveram origem em conhecimentos já adquiridos pelo povo negro.

Diante deste lamentável cenário de racismo e discriminação, que descobrimos ainda ser tão presente em nossa sociedade, escolhemos sonhar com um mundo mais igualitário e acreditar nas palavras ditas pelo Dr. Ivan Siqueira:

“Não são as dificuldades que a gente tem na nossa vida, em casa, que nos impedem; o que nos impede é quando a gente não consegue sonhar…”.

Matéria produzida por:
Gregory Yuri
Guilherme Rodrigues
Leandro Vagner
Naomi Yumi
Paloma Santos

Assista a reportagem:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo branco, figuras geométricas rosas nas bordas e o texto

Vem aí o III Seminário de Cultura na Educação

Publicado em: 30/04/2026 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grande grupo de pessoas no palco posando para a câmera.
Criança com um bolo de argila na mão cheio de palitos de sorvete no topo.

Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 30/04/2026 12h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de pessoas em cadeira de rodas praticantes de handbol adaptado. Eles estão se deslocando em um grande círculo com a bola no colo.

Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra 

Publicado em: 30/04/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

CEUs abrem no feriado de 1º de maio com programação gratuita para toda a comunidade

Publicado em: 30/04/2026 10h57 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.652