Notícias
Solidariedade marca ações do Imprensa Jovem da EMEF Leonor Mendes de Barros
Estudantes promovem mobilização e desenvolvem valores como colaboração e respeito ao próximo
Publicado em: 18/12/2018 16h42 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Leonor Mendes de Barros
Promover a solidariedade é promover cultura de paz. Estes são aspectos que caracterizam os processos de Educomunicação nas escolas municipais. Foi pensando em ajudar o próximo que os estudantes que participam do Imprensa Jovem da EMEF Leonor Mendes de Barros, Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, se mobilizaram para arrecadar alimentos e brinquedos para instituições da região.
A professora Vania Sanderville conta que neste ano a Imprensa Jovem percebeu a importância de se envolver em campanhas de doação. “Fizeram arrecadação de meias para serem recicladas e transformadas em cobertores, brinquedos no mês de setembro para entregar no dia das crianças e de alimentos no mês de novembro”, relata Vânia. Segundo a professora, além das campanhas, ocorreu também a elaboração de TCAs (Trabalho Colaborativo Autoral) com temas relacionados à prevenção do câncer, de uso de drogas, respeito à diversidade, reciclagem, reaproveitamento de material escolar, entre outros assuntos ligados à promoção de uma sociedade mais justa.
As doações aconteceram com a participação dos estudantes, familiares e comunidade escolar e tiveram como objetivo desenvolver valores de solidariedade, colaboração, respeito ao próximo, ajuda mútua e trabalhos colaborativos.
A instituição Irmã Dulce, que recebeu as doações, foi indicada pelos próprios estudantes. Ela atende crianças em situação de vulnerabilidade social na região do Carrão. A professora comenta que esse trabalho surtiu efeitos positivos. “Os alunos se empenharam e solicitaram a continuidade das campanhas no próximo ano”, conta Vânia. ”O Projeto da Imprensa Jovem proporcionou aos alunos autonomia e protagonismo, além de oferecer os recursos tecnológicos necessários para informação e divulgação de suas ações”, completa.
Impressões dos estudantes sobre a atividade de doação:
“…me ajudou perder um pouco da minha timidez. Percebi que tem gente necessitando de doações” – Julia Santos
“…despertou em mim a vontade de ajudar mais as pessoas” – Jennifer Lopes
“… aprendi que fazendo pouco ajudo muitas pessoas é importante porque ajuda o próximo” – Brendon Angelus
“… despertou a solidariedade ao realizamos essas arrecadações para desenvolver mais ações com a comunidade” – Tainá Santos
“… campanha reforça a importância de doar o que puder para ajudar o outro” – Mariana Santos
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Abertas as inscrições para aulas de dança e música nos CEUs Três Pontes e Parelheiros em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos
Secretaria Municipal de Educação
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano
Secretaria Municipal de Educação
Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias começa no dia 07 de janeiro com programação de cultura, esporte e lazer
Relacionadas
Abertas as inscrições para aulas de dança e música nos CEUs Três Pontes e Parelheiros em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Publicado em: 09/01/2026 11h41 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade
Publicado em: 08/01/2026 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos
Publicado em: 07/01/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano
Publicado em: 06/01/2026 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira
Publicado em: 05/01/2026 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação