Notícias

SME volta a promover o Congresso da Rede Municipal de Ensino

15 mil educadores participarão da ação entre os dias 4 e 6 de outubro, no São Paulo Expo; inscrições foram prorrogadas até 2/10

Publicado em: 20/09/2023 19h33 | Atualizado em: 29/09/2023
Congresso Municipal de Educação Conectar Saberes para uma Educação Transformadora

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo volta a realizar, após 17 anos, a sexta edição do Congresso da Rede Municipal de Ensino. Com o tema “Conectar Saberes para uma Educação Transformadora”, espera-se a participação de 15 mil profissionais entre os dias 4, 5 e 6 de outubro, no São Paulo Expo (Jabaquara).

A iniciativa, além de reforçar o compromisso da SME com a formação continuada dos educadores, é mais uma estratégia para potencializar a qualidade do atendimento e educação ofertados no âmbito do município de São Paulo.

O objetivo do VI Congresso Municipal de Educação é oportunizar espaços de reflexão sobre a educação que queremos e a prática pedagógica, além de propiciar o compartilhamento de projetos e ações efetivadas pelas equipes em nossas unidades educacionais. É a Rede formando a Rede!

Estão planejadas conferências com nomes de referência nacional e internacional, além de mesas redondas, rodas de conversa, oficinas e relatos de prática com profissionais da Rede e especialistas em educação, em espaços para vivências na prática, na experimentação e pela interação. E nessa perspectiva, os conceitos trazidos pelo Currículo da Cidade serão pautados nos três dias: equidade, educação inclusiva e integral.

Confira a íntegra do Comunicado publicado no Diário Oficial que dispõe sobre o VI Congresso da Rede Municipal de Ensino. 

Programação
O evento ocorrerá em uma estrutura de 11 mil m² com diversas ações formativas, dentre elas, conferências, mesas-redondas com especialistas em educação das principais universidades do país, rodas de conversa, oficinas, relatos de prática e o “Espaço Educador Pesquisador”, com apresentação de pesquisas acadêmicas dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Além disso, ao final de cada dia, apresentações exclusivas de grandes nomes da música popular brasileira trarão entretenimento e maior enriquecimento cultural à experiência do Congresso.

Confira a programação completa: https://congressomunicipal.sme.prefeitura.sp.gov.br/

Público-Alvo
O evento mobilizará a presença de cerca de 4.500 educadores devidamente designados. Entre eles, estão incluídos equipe de apoio, professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, assistentes de diretor, supervisores escolares, formadores e gestores, atuantes nos órgãos regionais e centrais.

Inscrição

As inscrições serão realizadas por meio do site https://congressomunicipal.sme.prefeitura.sp.gov.br/ , até 02 de outubro de 2023. Caberá à equipe gestora de cada unidade, após o processo democrático para a definição dos 3 participantes, efetuar a inscrição. Haverá dispensa de ponto do respectivo dia de trabalho em sua Unidade Educacional os participantes do Congresso.

Vagas Remanescentes 

As vagas remanescentes serão oferecidas para todos os educadores da RME: docentes, gestores, funcionários da equipe de apoio, estagiários e demais profissionais. A inscrição será realizada mediante anuência do Diretor de Escola e sem prejuízo do atendimento nas unidades educacionais.

Transporte
Será oferecido transporte entre o Metrô Jabaquara e a São Paulo Expo (Imigrantes), que circulará atendendo aos educadores inscritos das 07h30 às 19h30 (Horário de Brasília).

Serviço:
VI Congresso Municipal de Educação
Conectar Saberes para uma Educação Transformadora

Datas: 4, 5 e 6 de outubro de 2023
Local: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Jabaquara

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460