Notícias

SME vai oferecer formação para uso de software de comunicação alternativa

Ferramenta auxiliará professores de 3.750 unidades educacionais a se comunicarem de maneira mais ágil e eficaz com estudantes com deficiência 

Publicado em: 30/03/2022 9h48 | Atualizado em: 30/03/2022
fotografia mostra uma mão infantil mexendo em pequenos papeis com figuras e palavras

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adquiriu a licença para utilização do software Boardmaker 7 para otimizar o processo de aprendizagem e as interações entre os professores e estudantes com deficiência. Serão 3.750 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de gestão direta e parceiras com acesso à ferramenta educacional de comunicação alternativa.

O objetivo desta Tecnologia Assistiva é auxiliar os estudantes com deficiência no processo de construção das aprendizagens e na inclusão no ambiente escolar a partir das pranchas de comunicação personalizadas criadas por seus professores. Além disso, o software está amparado nos princípios do DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem) e beneficia também os alunos sem deficiência. 

O programa atende em 40 idiomas e possui mais 45 mil pictogramas, inclusive biblioteca de símbolos em alto contraste para usuários com baixa visão e símbolos realistas para usuários adultos. Permite utilização online e off-line e tem conversão rápida para PDF ou impressão, além de oferecer conteúdos prontos para utilização, tais como histórias, atividades linguísticas, jogos entre outros que podem também ser editados e personalizados de acordo com as necessidades. 

A formação ocorrerá nos dias 31 de março e em 27 de abril e será transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube Pedagógico da SME. Ela é destinada aos Professores que atuam como Professor de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI), Professores dos Laboratórios de Educação Digital (POED), Coordenadores Pedagógicos e qualquer outra pessoa interessada. Após a transmissão, o vídeo ficará disponível no canal também para consulta. 

A formação é oferecida por meio de uma parceria entre a Divisão de Educação Especial (DIEE) e o Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC/TPA).

Confira a programação:

1º dia – 31/03 (quinta-feira) – 12h às 13h30min

– O que é e para o que serve o software de comunicação alternativa;

– Princípios do DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem); 

– A Recuperação das Aprendizagens e a utilização das Tecnologias Assistivas, DUA, gamificação, robótica, impressora 3D e mídias digitais; 

– Apresentação da página de repositório e da formação para utilização do software de comunicação alternativa.

Link de transmissão da primeira live.

2º dia – 27/04 – (quarta-feira) – 12h às 13h30min

– Tecnologia Assistiva, Robótica, Impressora 3D e Cultura Maker; 

– A SME e a utilização de recursos tecnológicos acessíveis para potencializar a aprendizagem dos nossos estudantes. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283