SME retoma os Festivais de Xadrez presencialmente

Eventos ocorrem nas 13 DREs; escolas podem montar equipes para competir em 6 categorias

Publicado em: 09/05/2022 8h00 | Atualizado em: 06/05/2022
Fotografia em primeiro plano de um menino olhando para lente da câmera fotográfica. Ele está sentado à mesa com um tabuleiro de xadrez sobre ela. A criança está usando blusa e colete verde. Ao fundo outras mesas com tabuleiros de xadrez e outras crianças sentadas.

A partir desta quarta-feira (11) até o dia 30 de junho ocorrem os Festivais de Xadrez na Rede Municipal de Ensino. É a 14ª edição do evento que volta a ser presencial neste ano.

As disputas acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Ensino até o dia 22 de junho. Nos dias 29 e 30 de junho será a final municipal no Clube Juventus.

Para participar, as escolas montam equipes de quatro alunos por categoria. As campeãs e vices de cada categoria se classificam para a final em junho. Serão 26 equipes por categoria na final municipal.

Confira as categorias do xadrez por equipes:

1) sub 8 (absoluto e feminino)

2) sub 10 (absoluto e feminino)

3) sub 12 (absoluto e feminino)

4) sub 14 (absoluto e feminino)

5) sub 18 (absoluto e feminino)

6) Livre (absoluto). Nesta sub-categoria todos podem concorrer.

Xadrez na Rede Municipal de Ensino

A prática do Xadrez foi iniciada nas escolas paulistanas em 1994,  e atualmente faz parte do Programa Jogos de Tabuleiro, uma das ações pedagógicas que mais envolve estudantes nas unidades educacionais do município.

Os torneios presenciais acontecem, anualmente, entre os meses de abril a junho (Xadrez por Equipes) e agosto a novembro (Xadrez Individual). Atualmente são cerca de 30 mil estudantes das escolas municipais envolvidos na prática.

Além do Xadrez, que tem origem europeia, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação