Notícias

SME recebe novos profissionais do Serviço de Apoio Escolar Psicossocial no CEU Pêra Marmelo

Equipe de 262 especialistas reforça a política de apoio e acompanhamento para a aprendizagem na Rede Municipal

Publicado em: 03/12/2025 13h30 | Atualizado em: 03/12/2025

Em um encontro marcado por expectativa e acolhimento, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (2), no CEU Pêra Marmelo, os 262 profissionais que passam a integrar o Serviço de Apoio Escolar Psicossocial (SAEPS). O grupo atuará em conjunto com os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) na atenção a estudantes em diferentes contextos de vulnerabilidade educacional.

O SAEPS compõe a estrutura do Programa de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem, instituído pela Instrução Normativa SME nº 44/2025. O serviço foi criado para ampliar a capacidade de atendimento da Rede Municipal de Ensino, incorporando profissionais de psicologia escolar, serviço social e fonoaudiologia educacional que desenvolverão ações itinerantes junto às unidades educacionais.

Trabalhando de forma articulada e sob gestão da coordenadora do NAAPA, os profissionais do SAEPS fortalecem uma política integrada voltada à proteção, ao cuidado e à garantia de direitos. Atuando lado a lado com psicopedagogos, ampliam o suporte às equipes escolares na promoção das condições necessárias ao acesso, permanência e desenvolvimento dos estudantes.

A recepção contou com mensagem de boas-vindas da coordenadora da COPED, Lucimeire Cabral de Santana, e uma aula magna conduzida pela Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila. A programação também apresentou a política pública conduzida pela COPED e pelo NAAPA, com ênfase no Serviço de Apoio Escolar Psicossocial (SAEPS), detalhado por Márcia Andréa Bonifácio. Além disso, houve uma mesa temática sobre a atuação multiprofissional na rede.

Com a chegada dos profissionais do SAEPS, a Rede Municipal de Ensino reforça seu compromisso com a construção de ambientes educativos mais inclusivos, acolhedores e atentos às necessidades dos estudantes, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade.

Conheça mais sobre as publicações pedagógicas do NAAPA

Confira mais registros do encontro

Leia também:

SME lança documento pioneiro para fortalecer o enfrentamento à violência na primeira infância nas unidades educacionais

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

«1 2 3 1.606