Notícias

SME realiza XXVI Final de Xadrez Individual

Evento começa nesta terça-feira (25) e deve contar com mais de 2 mil participantes no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus

Publicado em: 25/10/2022 11h04 | Atualizado em: 25/10/2022
Menina jogando xadrez. Ela olha concentrada para o tabuleiro.

A Secretaria Municipal de Educação promove a XXVI (26ª) Final de Xadrez Individual no Salão Nobre do Clube Atlético Juventus, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Os estudantes finalistas das etapas regionais das 13 diretorias regionais irão disputar de acordo com sua faixa etária. 

Os estudantes chegam por volta das 9h e as partidas devem começar às 10h, com previsão de término às 16h. A final por equipes aconteceu em julho e contou com cerca de 2 mil participantes, agora a expectativa é reunir o mesmo número.

Os participantes disputam em categorias de acordo com a faixa etária e no final do terceiro dia serão divulgados os resultados finais por escola em cada categoria. As escolas com as 5 melhores pontuações serão premiadas.

Além do torneio, uma série de outras atividades estarão disponíveis para os estudantes, confira: 

  • Bullet Chess: Uma partida rápida, com um tempo de 1 minuto para cada jogador fazer todas as jogadas. O formato será jogado em um mini torneio com 8 participantes e o vencedor receberá uma medalha;
  • Desafio da hora: A cada hora, os organizadores disponibilizam um tabuleiro com peças pré-determinadas onde o jogo termina com apenas um lance, conhecido como “mate em 1”. Os estudantes participantes escrevem em um papel o movimento que julgam correto, ao final de cada hora é sorteada uma resposta, estando correta, o estudante recebe uma medalha;
  • Desafio Virtual: Serão disponibilizados 6 computadores para os desafios “estudante versus máquina”. Todos os estudantes que conseguirem vencer o computador, receberão medalha ao final do dia.

O evento é organizado pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). Um dos responsáveis pela organização do evento, Marcos Renato Cezar destaca a importância do evento para os alunos. “É uma amarração do trabalho feito pelo professor dentro das escolas com o xadrez, os alunos se preparam desde março para finalmente demonstrarem tudo que estudaram e batalharam no ano todo”, aponta.

Xadrez na Rede

O xadrez é utilizado na Rede Municipal de Ensino desde 1994. Em 2016 ele passou a fazer parte do Programa Jogos de Tabuleiro. Em média, 20 mil estudantes participam dos festivais do programa em cada ano, sejam presenciais ou virtuais.

Cerca de 300 Unidades Educacionais possuem trabalho com o jogo de xadrez, envolvendo desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Centros de Educacionais Unificados.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301