SME promove VI Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades

Mais de 1000 estudantes participarão do evento nesta quarta e quinta-feira

Publicado em: 21/11/2023 14h48 | Atualizado em: 21/11/2023
Mancala Site

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) realiza o VI Festival de Mancala Awalé nesta quarta (22) e quinta-feira (23) no Clube Atlético Juventus. O evento, organizado pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), receberá 1.170 estudantes, classificados das 13 etapas regionais nas seis categorias em disputa.

Ao todo são cerca de 100 escolas representadas com estudantes de 4 a 17 anos. Além do campeonato, o evento contará com outros elementos da cultura africana, com apresentação artística na abertura de ambos os dias.

Mancala Awelé na rede
O jogo de Mancala é considerado um dos mais antigos da humanidade, com registros de mais de 3.000 anos atrás.
Existem cerca de 200 variações do jogo, por isso considerado uma FAMÍLIA de jogos. O Awelé é a variação escolhida pela SME desde 2015 para ser ensinado nas escolas. Trata-se de um jogo de semeadura e colheita, muito jogado no próprio chão, com cavidades feitas na terra.
Nos eventos da SME, disputados em tabuleiros, um manto fica por baixo, simbolizando as origens do jogo e o respeito pelos ancestrais.

Serviço:
Datas: 22 e 23/novembro