Notícias

SME realiza Planejamento Estratégico com participação ampla da Rede Municipal 

Etapa diagnóstico foi respondida por mais de 1.800 pessoas que trabalham no órgão central e nas Diretorias Regionais de Educação

Publicado em: 08/07/2025 11h13 | Atualizado em: 08/07/2025
Fotografia com funda azul marinho e a frase "2025-2028  Planejamento Estratégico"

O Planejamento Estratégico de 2025-2028 da Secretaria Municipal de Educação (SME) segue avançando com participação significativa da Rede Municipal de Ensino. O projeto, que se iniciou no final de 2024, já avançou na etapa de diagnóstico, que envolveu a aplicação de um questionário para os profissionais do órgão central e das Diretorias Regionais de Educação (DREs). 

Os dados serão utilizados na definição das prioridades da pasta e discutidos em grupos focais e oficinas com profissionais das DREs e unidades educacionais. O Diagnóstico da Educação Paulistana, uma das primeiras etapas, contou com um formulário baseado nos eixos do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, que contempla o acesso à educação infantil, a alfabetização, a trajetória no ensino fundamental, entre outros componentes da educação básica. 

Os profissionais que atuam no órgão central e nas DREs escolheram, em cada um dos 14 eixos, as prioridades de melhoria. Em apenas duas semanas, houve mais de 1.800 participações e 68.000 seleções de itens. A devolutiva dos resultados preliminares já foi realizada com os coordenadores do órgão central e os diretores regionais de educação durante um encontro em junho no auditório da SME. 

Fotografia de pessoas sentadas em um auditório para reunião de Planejamento Estratégico.

Encontro com Coordenadores de SME e Diretores Regionais de Educação.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, reforçou a importância do engajamento de todas as equipes no planejamento, que guiará as prioridades da pasta até 2028. Durante o encontro, foram discutidos os resultados dos eixos e as necessidades específicas de cada território em questões como acesso ao Transporte Escolar Gratuito (TEG), diferentes modelos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desigualdades educacionais. A SME também publicou um painel interativo que permite visualizar as prioridades selecionadas em cada DRE e coordenadoria da SME. 

Próximas etapas 

O próximo passo é a realização de grupos focais com profissionais que trabalham nas escolas. Em agosto, professores de todos os tipos de unidades educacionais, incluindo CEIs, EMEIs, EMEFs, EMEBSs e EJAs, serão convidados pelas respectivas DREs para discutirem as prioridades da educação básica. O objetivo, além de garantir a ampla participação da Rede Municipal de Ensino no trabalho de SME, é entender os desafios do dia a dia das unidades. 

O Planejamento Estratégico, que também contemplará a realização de oficinas com equipes multidisciplinares e multiterritoriais, continuará com atividades até outubro. Os materiais servirão de insumo para integração com outras ferramentas de planejamento da SME e da Prefeitura de São Paulo, como o Programa de Metas (PdM), as leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual) e o futuro Plano Municipal de Educação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quando os livros vão além dos muros da escola

Quando os livros vão além dos muros da escola

Publicado em: 14/10/2015 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso “Produção de Jogos nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral”

Curso “Produção de Jogos nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral”

Publicado em: 14/10/2015 10h51 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

DAE participa de evento internacional para discutir a qualidade da alimentação escolar
Formação de Orientadores Musicais

Formação de Orientadores Musicais

Publicado em: 13/10/2015 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições abertas para a função de Secretário Acadêmico/UAB

Inscrições abertas para a função de Secretário Acadêmico/UAB

Publicado em: 13/10/2015 3h24 - em CEU e COCEU

1 1.528 1.529 1.530 1.531 1.532 1.544