Notícias
SME realiza o IV Seminário Leituraço
Encontro contou com a presença de Professores, Bibliotecários e Coordenadores Pedagógicos.
Publicado em: 04/11/2016 16h02 | Atualizado em: 04/05/2021
Aconteceu nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, a 4ª edição do Seminário Leituraço, evento que, além de traçar um breve balanço da política de promoção e incentivo à leitura e literatura, também se propõe a dar visibilidade ao “Leituraço!2016”, atividade que se realizará entre os dias 7 e 18 de Novembro, em todas as unidades de Ensino Fundamental e nas unidades da rede direta da Educação Infantil, mobilizando o acervo disponível em toda a Rede Municipal de Ensino (RME).
Cerca de 900 pessoas, entre Professores Orientadores de Sala de Leitura, Coordenadores Pedagógicos e Bibliotecários dos Centros Educacionais Unificado (CEUs) participaram do evento que aconteceu no auditório da Universidade Nove de Julho, na Barra Funda onde a Secretaria Municipal de Educação Adjunta, Fátima Antônio, comentou sobre o projeto. “Este é um momento muito importante para todos nós. Durante a implementação da política de Reorganização Curricular que ocorreu em 2013, ficou evidenciada a temática étnico-racial e, um dos grandes desafios foi articular as ações no Núcleo de Educação Étnico-Racial a todos os outros núcleos e divisões da SME”, ponderou a Secretária Adjunta.
O Seminário aconteceu em dois períodos, com aproximadamente 450 participantes em cada um. Após as falas iniciais das autoridades, os participantes se dirigiram para as oficinas com temática étnico-racial como, por exemplo, a de “História da Cultura Africana e Afro-Brasileira – capoeira”, “Bonecas de pano Makena e Abayomi” e “Remexer na memória para contar nossa história”.
Sobre o Leituraço – O projeto “Leituraço!”, presente na Rede Municipal de Ensino (RME) desde 2014, propõe que a escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinhe-se a uma perspectiva estética e política de valorização da cultura e história das populações afro-brasileira, indígena e imigrante, contribuindo, assim, para a desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário sobre estas populações e fortalecendo as identidades de estudantes e educadores.
Notícias Mais Recentes
Étnico-Racial
Curso Comissões de Acolhimento às Vítimas tem inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Prefeito Ricardo Nunes eleva teto do PDE 2025 e amplia premiação por alfabetização na rede municipal
Secretaria Municipal de Educação
Programa de Estágio da SME abre oportunidades para estudantes universitários
Secretaria Municipal de Educação
Aprender sem Limite e Parceiros da Aprendizagem oferecem estágio para licenciandos
Diretoria Regional de Educação Butantã
CEUs da zona Sul recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Secretaria Municipal de Educação
Nota oficial - ocorrência no CEI parceiro Luz do Brás
Relacionadas
Curso Comissões de Acolhimento às Vítimas tem inscrições abertas
Publicado em: 27/07/2026 5h42 - em Étnico-Racial
Prefeito Ricardo Nunes eleva teto do PDE 2025 e amplia premiação por alfabetização na rede municipal
Publicado em: 24/07/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação
Programa de Estágio da SME abre oportunidades para estudantes universitários
Publicado em: 23/07/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Aprender sem Limite e Parceiros da Aprendizagem oferecem estágio para licenciandos
Publicado em: 23/07/2026 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da zona Sul recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Publicado em: 23/07/2026 3h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã