Notícias

SME realiza a 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP

Abertura acontece neste sábado (23), a partir das 11h45, no São Paulo Expo; de 25 a 29 de setembro ocorrerão atividades nos territórios das 13 Diretorias Regionais de Educação

Publicado em: 21/09/2023 12h17 | Atualizado em: 28/09/2023
Imagem com cartaz de divulgação da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP 2023 - Combatendo Preconceito para Transformação Social

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), realiza, entre os dias 23 e 29 de setembro, a 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP 2023 com o tema “Combatendo Preconceitos para Transformação Social”. O evento de abertura acontece no próximo sábado (23), das 11h45 às 19h10, no São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5,  Jabaquara, São Paulo.

São esperados cerca de 2 mil participantes, entre educandas, educandos, educadores, coordenadores e lideranças do MOVA e da Educação de Jovens e Adultos que irão ao evento em 42 ônibus vindos de todos os territórios da capital paulista.

Entre as atividades que ocorrerão na abertura da Semana estão exibição de documentário, danças folclóricas, apresentações artísticas e culturais, falas institucionais e relatos de sujeitos do MOVA-SP, no Palco Paulo Freire, além do baile de encerramento, com o forró contagiante do grupo Trio Beijo de Moça.

Durante a semana de 25 a 29 de setembro, as programações ocorrem de forma descentralizada em todas as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Serão gincanas, palestras, leitura de poesias,  troca de experiências, exibição de filme, rodas de conversa, palestras, oficina sobre valorização da cultura indígena e africana, apresentações culturais dos educandos, entre outros. 

Confira aqui a programação completa das DREs.

Também será possível acompanhar as transmissões ao vivo das atividades  no Canal do YouTube da DIEJA. Os conteúdos ficarão disponíveis para quem desejar assistir em momento posterior ao evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643