Notícias

SME reabre Casa Sergio Buarque de Hollanda

Local funcionará como Centro de Referência e Formação da Rede UniCEU.

Publicado em: 03/01/2017 12h38 | Atualizado em: 04/05/2021
buri_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, no dia 5 de dezembro, a reabertura da Casa Sérgio Buarque de Hollanda. A residência, localizado na Rua Buri, nº 35 – Pacaembu, pertenceu ao historiador Sérgio Buarque de Hollanda e funcionará agora como Centro de Referência e Formação da Rede UniCEU.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, da Secretária Municipal de Cultura, Maria do Rosário, da Secretária Municipal Adjunta de Educação, Fátima Aparecida Antônio, da Secretária Municipal Adjunta de Políticas para as Mulheres, Dulce Xavier, do Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, e da Diretora do Núcleo Técnico da UniCEU, Marineusa Medeiros.

Estiveram presentes também como convidados especiais na solenidade a Professora e Doutora Maria Cristina Correia Leandro Pereira, do Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” (CAPH) e o jornalista e filho do Sociólogo Florestan Fernandes, Florestan Fernandes Junior, que representou a família Buarque de Hollanda no evento.

A reabertura da Casa Sergio Buarque de Hollanda como Centro de Referência e Formação tem o objetivo de ampliar e apoiar a oferta de cursos nos Polos da Rede UniCEU; assegurar a formação continuada dos profissionais da educação; articular a troca de experiências e produções de conhecimentos e estimular a formação de profissionais em cursos de licenciatura para atender às demandas das redes públicas de ensino em que há falta de professores.

A cerimônia começou com a apresentação da Banda Yadah Shabach e a exibição de um vídeo sobre a obra de Sergio Buarque de Hollanda e residência, na qual ele viveu com sua família durante o tempo em que morou em São Paulo. Em seguida, foi a vez dos convidados falarem. Primeira a se pronunciar, Marineusa Medeiros destacou os 369 cursos e as mais de 12 mil vagas em bacharelado, licenciatura, aperfeiçoamento e mestrado professional oferecidos pela Rede UniCEU entre os anos de 2013 e 2016. “Pessoas que nunca sonharam em entrar em uma universidade pública ou privada hoje tem esse direito e conseguem vislumbrar o futuro de uma forma diferente”, completou.

Convidada para falar sobre a obra de Sergio Buarque durante o evento, a Doutora Maria Cristina Pereira parabenizou o Prefeito e a Secretária Municipal de Educação por preservarem e reabrirem a casa. Em seguida, a Professora leu um breve discurso do professor Antonio Candido que foi achado por ela em um dos livros do acervo do CAPH. Florestan Fernandes Junior, por sua vez, se disse emocionado em voltar ao local frequentado por ele tantas vezes quando criança. “As raízes do Sergio são os amigos que passaram por aqui. Um lugar frequentado por intelectuais e músicos brasileiros dos mais importantes para a história recente do país”, comentou.

buri_1_740_x_430.jpg

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, iniciou sua fala agradecendo aos Professores Fernando Almeida, Assessor de Relações Internacionais da SME, e Cesar Callegari, Diretor da Faculdade SESI São Paulo de Educação, por estimularem e incentivarem a reabertura da casa. Nádia se disse muito orgulhosa por fazer parte deste momento que, segundo ela, preserva, valoriza e reconhece a importância da produção de Sergio Buarque para a história brasileira. “Esperamos que este espaço seja um lugar onde magistérios, professores, educadores, alunos e a cidade como um todo possa estar em contato com essa grande contribuição que é a obra para a sociedade brasileira e para a compreensão do que é o Brasil”, completou.

O Prefeito Fernando Haddad fez coro às falas anteriores ao celebrar a reabertura da casa que ele classificou como um monumento cultural brasileiro. Segundo Haddad, tê-la tombado foi um ato importante para preservar a memória de um lugar frequentado por personagens importantes e que contribuíram com a produção intelectual e cultural do país. “O fato da Educação se apropriar agora deste espaço e torná-lo sede de um programa que leva universidade pública para a periferia por meio dos CEUs honra a tradição de toda a família Buarque de Hollanda”, destacou.

A Casa Sergio Buarque de Hollanda é composta por seis salas: a primeira sala na entrada da casa recebe os visitantes; na sala dois há uma linha do tempo da vida de Sergio Buarque de Hollanda; a três é uma biblioteca com as obras do historiador; na sala quatro está localizado um computador com um link direto para o acervo da UNICAMP no qual podem ser localizados estudos e pesquisas sobre Sergio; a sala cinco é reservada a memória da família com capas de discos de Chico Buarque, fotos da família e painéis; já a sexta e última sala está preparada para ser um espaço multiuso.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211