Notícias
SME promove lives para contribuir com a formulação de ações afirmativas à população indígena
Transmissões acontecem de agosto a setembro
Publicado em: 23/08/2021 18h14 | Atualizado em: 23/08/2021
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), irá promover nas próximas semanas lives que integram a programação do Agosto Indígena. As transmissões pretendem contribuir para formulação de ações afirmativas à população indígena.
Todas e todos profissionais de educação podem participar das lives que serão veiculadas nos dias 23, 26 e 30 de agosto, e 2 de setembro, no canal YouTube NTC-COPED. Confira a programação das próximas lives:
26 de agosto | “Narrativas literárias na juventude: das ideias à escrita”
Horário: 12h às 13h
30 de agosto | “Comunidades Indígenas, Educação Ambiental e Unidades de Conservação”
Horário: 12h às 13h
02 de setembro | “Histórias, Culturas Indígenas e a Cidade de São Paulo”
Horário: 12h às 13h
Dia dos Povos Indígenas
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de refletir sobre as condições de vida dos povos originários. É comemorado dia 09 de agosto de cada ano.
Ações do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais
O NEER, que integra o Núcleo Técnico de Currículo (NTC), possui uma frente específica para tratar de relações étnico-raciais com foco Lei nº 11.645/08 “que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’”.
Em 2021, algumas ações foram desenvolvidas como a live “Ressignificando o 19 de abril: a literatura e a Lei Nº 11.645/08” para discutir o mês de abril como aquele que, problematicamente, representaria o indígena em nosso país com foco nas ações pedagógicas para além desse mês e da cultura do calendário.
Também foi realizada a formação para os educadores da rede municipal chamada “História das populações indígenas na escola: saberes e protagonismos indígenas como contribuições para a formação docente”, nos meses de junho e julho. Este curso inicia nova turma no próximo dia 26/08.
Ainda neste ano, há previsão de oferta de mais dois cursos nos meses de outubro e novembro: “Para além do 19 de abril: estratégias para ensino de história indígena na educação básica” e “As populações indígenas em São Paulo”. As inscrições estarão disponíveis no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de São Paulo é destaque em formação educomunicativa na Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Webinar encerra o “I Seminário JA – Avaliação: o cotidiano da sala de aula e o avanço das aprendizagens”
Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Relacionadas

Projeto “Alimentação Orgânica e Sustentabilidade” beneficia mais de 600 crianças de quatro CEIs da DRE Ipiranga
Publicado em: 23/06/2025 10h16 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

EMEF Francisco Rebolo lança livro de poesias feito por estudantes
Publicado em: 23/06/2025 9h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Publicado em: 18/06/2025 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Publicado em: 18/06/2025 6h13 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Publicado em: 18/06/2025 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação