Notícias

SME promove lives para contribuir com a formulação de ações afirmativas à população indígena

Transmissões acontecem de agosto a setembro

Publicado em: 23/08/2021 18h14 | Atualizado em: 23/08/2021
Imagem com mosaico em tons verdes e o texto: Agosto Indígena

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), irá promover nas próximas semanas lives que integram a programação do Agosto Indígena. As transmissões pretendem contribuir para formulação de ações afirmativas à população indígena.

Todas e todos profissionais de educação podem participar das lives que serão veiculadas nos dias 23, 26 e 30 de agosto, e 2 de setembro, no canal YouTube NTC-COPED. Confira a programação das próximas lives:

 26 de agosto | “Narrativas literárias na juventude: das ideias à escrita”

Horário: 12h às 13h

30 de agosto | “Comunidades Indígenas, Educação Ambiental e Unidades de Conservação”

Horário: 12h às 13h

02 de setembro | “Histórias, Culturas Indígenas e a Cidade de São Paulo”

Horário: 12h às 13h

Dia dos Povos Indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de refletir sobre as condições de vida dos povos originários. É comemorado dia 09 de agosto de cada ano.

Ações do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais

O NEER, que integra o Núcleo Técnico de Currículo (NTC), possui uma frente específica para tratar de relações étnico-raciais com foco Lei nº 11.645/08 “que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’”.

Em 2021, algumas ações foram desenvolvidas como a live “Ressignificando o 19 de abril: a literatura e a Lei Nº 11.645/08” para discutir o mês de abril como aquele que, problematicamente, representaria o indígena em nosso país com foco nas ações pedagógicas para além desse mês e da cultura do calendário.

Também foi realizada a formação para os educadores da rede municipal chamada “História das populações indígenas na escola: saberes e protagonismos indígenas como contribuições para a formação docente”, nos meses de junho e julho. Este curso inicia nova turma no próximo dia 26/08.

Ainda neste ano, há previsão de oferta de mais dois cursos nos meses de outubro e novembro: “Para além do 19 de abril: estratégias para ensino de história indígena na educação básica” e “As populações indígenas em São Paulo”. As inscrições estarão disponíveis no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212