Notícias

SME promove live sobre o Dia Internacional das Meninas nas TICs

Evento online destacou o papel das meninas na construção do futuro digital e compartilhou experiências de educadoras e estudantes da Rede Municipal de São Paulo   

Publicado em: 23/04/2026 14h23 | Atualizado em: 29/04/2026

Fotografia de duas meninas de costas para a câmera fotográfica e olhando para a tela de um computador.

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) realizou nesta quinta-feira (23) mais uma edição da live “Meninas nas TICs”, em celebração ao Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias da Informação e Comunicação. 

A transmissão foi realizada ao vivo pelo Youtube e convidou educadores, estudantes e toda a comunidade a refletirem sobre o papel das meninas na construção de um futuro digital mais inclusivo.  

A iniciativa integra uma mobilização global promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e, em 2026, traz como tema “IA para o Desenvolvimento: Meninas moldando o futuro digital”. A proposta é incentivar a participação feminina não apenas como usuárias, mas como como criadoras e protagonistas no campo da tecnologia. 

A live “Meninas nas TIcs” foi uma das ações do projeto “Circuito das Minas”, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem, que tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino por meio da educação digital. A iniciativa envolve formações, oficinas e atividades práticas em áreas como programação, robótica e educação maker, transformando os laboratórios de educação digital (LED) em espaços de criação, inovação e acolhimento.  

Durante a live, professoras e estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) compartilharam experiências, desafios e conquistas relacionadas à inserção das meninas nas áreas de tecnologia, com destaque para práticas pedagógicas que promovem a equidade de gênero desde a infância.  

Além disso, a live destacou a importância de referências femininas nas tecnologias, resgatando nomes históricos que contribuíram significativamente para a área, e reforçou a necessidade de ampliar a presença de meninas em cursos e carreiras tecnológicas. A live foi aberta ao público e transmitida pelo canal de TPA. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada Sme Site

SINDSEP e APROFEM anunciam encerramento da greve

Publicado em: 15/05/2026 10h19 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de uma mulher atrás de uma mesa com computador e papéis

SME faz nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação para escolha de vagas

Publicado em: 15/05/2026 6h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (3)

SME lança edital de seleção pública de projeto de gestão documental 

Publicado em: 15/05/2026 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (4)

SME lança projeto com o maestro João Carlos Martins em 27 escolas municipais 

Publicado em: 15/05/2026 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Silvio Caldas

EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste

Publicado em: 15/05/2026 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.659