Notícias

SME promove encontros para implementação do Currículo de Tecnologias para Aprendizagem

Professores e especialistas compartilham ideias, conceitos e práticas pedagógicas

Publicado em: 15/05/2018 18h03 | Atualizado em: 30/11/2020

Tecnologias 3 encontro 740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Tecnologias de Aprendizagem (NTPA) promoveu nesta segunda-feira, 14 de maio, no auditório da Uninove, do Campus Memorial, a terceira formação para implementação do Currículo de Tecnologias para Aprendizagem.

Participaram do encontro cerca de 850 Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) da Rede Municipal de Ensino (RME), a Professora Doutora em Comunicação (USP) e Assessora do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem, Luci Ferraz de Mello, e a equipe do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação (NTPA-SME).

Sob a temática Metodologias do Currículo, a programação teve início no período da manhã com as apresentações de trabalhos pedagógicos realizados por POIEs nas unidades educacionais.

O Professor Luis Mário da Conceição, da EMEF Tarsila do Amaral (DRE Butantã), apresentou o seu trabalho sobre a construção do sistema de som pelo cano.

Em seguida, o Professor Manuel Gomes, da EMEF Professor Lourenço Manoel Sparapan (DRE Campo Limpo), expôs a construção de circuitos elétricos simples com massinhas de modelar confeccionadas pelos estudantes do ensino fundamental I.

A Professora Patrícia de Oliveira, da EMEF Brigadeiro Henrique Raymundo Dyott Fontenelle (DRE Pirituba/Jaraguá), falou da sua prática sobre o trabalho interdisciplinar do POIE na escola e a pedagogia de projetos.

Para falar sobre o conceito e a ideia da “Quebrada Maps”, foram chamados os Professores Maria Eugênia Ribeiro e Wellington Fernandes, da EMEF Chico Falconi (DRE São Miguel).  O projeto tem por objetivo conectar as aulas com a realidade dos estudantes da região que fica entre os distritos de Guaianases e Itaim Paulista. Durante o projeto, os estudantes produzem vídeos, criam mapas e divulgam os dados coletados.

Após o compartilhamento de práticas, a Professora da RME e membro integrante do Núcleo de Tecnologias para aprendizagem (NTPA), Tania Tadeu, falou sobre Metodologias de projeto e a Metodologia de investigativo.

O nosso documento tem como base as Metodologias ativas, onde os estudantes são os autores, colaboradores, produtores, e atribuidores de novos significados e sentidos, o professor realiza a mediação”, observa Tania.

A Professora Doutora Luci Ferraz, apresentou aos POIEs, algumas possibilidades de ações nas aulas de informática e comentou sobre o Currículo e as Metodologias de ensino.

“Queremos ressaltar a importância do processo, da interdisciplinaridade e a importância de se trabalhar com os eixos de forma integrada, olhar para essas metodologias e identificar qual pode ser possível na sua escola. O currículo de tecnologias é amplo e tem o intuito de trabalhar o processo da construção do ser humano”, esclarece Luci Ferraz.

Ao final, todos os professores que apresentaram trabalhos foram convidados ao palco para responder questões enviadas pelo público.

Confira a programação das próximas formações:

24 de maio – Metodologias Ativas e Cultura Maker

Luci Ferraz de Mello Assessora do Núcleo e Fabio Zsigmond – Mundo Maker.

30 de maio – Integrando Currículo e Prática

Luci Ferraz de Mello FGV – Assessora do Núcleo e Regina Gavassa – Núcleo de TPA/SME.

Conheça o novo Currículo de Tecnologias para Aprendizagem.

Assista ao vídeo sobre a implementação do Currículo de Tecnologias para Aprendizagem.

Acesse o álbum de fotos do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210