Notícias

SME promove encontro “mão na massa” para a produção de tutoriais

Secretaria abre microdados de 2000 a 2016 com informações que permitem análises sobre o perfil dos alunos

Publicado em: 11/04/2018 17h04 | Atualizado em: 04/05/2021

educacao_dados_ineditos_740_x_430.jpg

Nesta quinta, 12 de abril, às 19h, o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove um encontro “mão na massa” para produzir tutoriais aos pesquisadores que desejam trabalhar com as bases disponibilizadas pela SME.

O encontro acontece na Casa do Pátio Digital (R. Buri, 35, Pacaembu) e é direcionado a todos os interessados em tornar os dados abertos da SME ainda mais acessíveis.

Para participar, é necessário realizar inscrição clicando aqui.

Abertura de microdados

Com o objetivo de ampliar o acesso às informações sobre a Educação no município de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza a abertura de mais 10 anos de dados da rede municipal de ensino, totalizando 17 anos de informações abertas e disponíveis para análises.

As bases disponibilizadas podem ser consultadas neste link. Elas trazem microdados de 2000 a 2016, contendo informações que permitem análises sobre o perfil dos alunos, como nacionalidade, idade, rendimento escolar e transferências, entre outros. Os dados pessoais dos estudantes são devidamente preservados.

“Os dados da SME já são mais completos que os do Censo Escolar do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pois este passou a fazer coleta individualizada por aluno a partir de 2007 – os nossos microdados vão de 2000 a 2016. Ainda este mês, lançaremos a base de 2017, completando 18 anos de dados disponíveis”, destaca o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

Com a abertura dos microdados, são 29 bases de dados da Educação municipal disponíveis para consulta. Elas podem ser acessadas neste link.

Sobre o Pátio Digital

O projeto, criado em parceria com a Unesco no Brasil, promove o uso da tecnologia e da informação em torno das políticas educacionais. O projeto atua em três eixos: transparência e dados abertos, colaboração governo-sociedade e inovação tecnológica. São disponibilizados dados para acompanhamento da sociedade, realização de encontros mensais e o uso da tecnologia para aproximar o poder público da população. Acesse: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
1 2 3 1.189