Notícias
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Formação acolhe novos coordenadores pedagógicos e aprofunda práticas de acompanhamento e desenvolvimento docente
Publicado em: 14/11/2025 16h02 | Atualizado em: 27/11/2025
Com o intuito de acolher e apoiar coordenadores pedagógicos em início de atuação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro (EMFORPEF), realizou o encontro formativo “Ser Coordenador: Desafios e Potencialidades da Ação Pedagógica” com os Coordenadores Pedagógicos Ingressantes da Rede Municipal de Ensino.
O evento reuniu cerca de 60 profissionais que recentemente assumiram o cargo de Coordenador Pedagógico (CP), iniciando uma nova etapa em suas carreiras na Rede Municipal. Participaram Coordenadores Pedagógicos que acessaram o cargo em 2024/2025 e também aqueles que ingressaram anteriormente, mas ainda não haviam concluído as edições anteriores do curso. A iniciativa ocorreu no Centro de Formação de Professores (CEFORP), na Vila Clementino.
A programação contou com a mesa de abertura “Diálogo sobre a Identidade do Coordenador Pedagógico”, conduzida pela professora Silvana Lapietra, que convidou o grupo a refletir sobre os desafios e as potencialidades do cargo. Em sua fala, destacou a importância da escuta sensível, do trabalho coletivo e da formação continuada como dimensões essenciais da função do CP.
Na sequência, a Coordenadora Pedagógica, Viviane Paiva, compartilhou suas experiências na roda de conversa “O fazer do Coordenador Pedagógico: Entre a teoria e a prática”, na qual os participantes puderam reconhecer, na diversidade das trajetórias, elementos comuns do cotidiano escolar. O diálogo evidenciou o papel do CP como elo entre a reflexão pedagógica e a ação formativa, reforçando a importância da intencionalidade nas intervenções junto às equipes docentes.
Os participantes também integraram as oficinas “O fazer do Coordenador Pedagógico: Intencionalidade, Acompanhamento e Formação”, conduzidas por formadores da EMFORPEF e da Coordenadoria Pedagógica (COPED). As oficinas promoveram vivências práticas e reflexões sobre o cotidiano do CP, enfatizando o olhar para a avaliação, a documentação pedagógica e o (re)planejamento das ações formativas nas unidades educacionais.
Para encerrar o encontro, os Coordenadores Pedagógicos destacaram a relevância do espaço formativo como oportunidade de fortalecimento do trabalho coletivo, de reconhecimento da identidade do CP e de aprofundamento das práticas pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Mural gigante em homenagem a Rebeca Andrade é a nova atração do CEU Butantã
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte
Relacionadas
EMEF Josué de Castro organiza evento de valorização da cultura africana
Publicado em: 15/10/2025 4h27 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação
Publicado em: 15/10/2025 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Creche realiza plantio de minifloresta com mais de 600 árvores
Publicado em: 15/10/2025 11h48 - em Educação Ambiental
EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos utiliza teatro como ferramenta pedagógica e de transformação e se destaca com espetáculos autorais
Publicado em: 14/10/2025 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Estudantes de EMEFs entram no clima da campanha Bom de Prova
Publicado em: 14/10/2025 12h21 - em Bom de Prova