Notícias

SME promove curso sobre a escritora Carolina Maria de Jesus

Formação online acontece em parceria com Instituto Moreira Salles 

Publicado em: 13/08/2021 11h10 | Atualizado em: 13/08/2021
Fotografia da escritora Carolina Maria de Jesus.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo Técnico de Currículo, realiza o curso “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros” durante o mês de agosto. A formação online é coordenada pelo Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS) e possui carga horária total de 20 horas. Foram ofertadas duzentas vagas em quatro turmas.

Os encontros acontecem aos sábados de 7 a 28 de agosto, das 14h às 16h.  A primeira aula síncrona ocorreu no último sábado (7) tendo como público-alvo os docentes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. As próximas aulas serão nos dias 14, 21 e 28 pela plataforma virtual Google Meet.

A formação mobiliza práticas e reflete sobre questões relacionadas às condições socioeconômicas, raciais e de gênero como marcadores dos direitos à literatura e à representação através do aprofundamento em aspectos que atravessam a produção literária de Carolina Maria de Jesus.

Em diálogo com a matriz de saberes do Currículo da Cidade, documento referencial na rede municipal, a proposta contribuiu com a formação continuada dos professores em prol de uma sociedade mais inclusiva, democrática, próspera e sustentável pensando em uma agenda global que promova, entre outros elementos, uma educação de qualidade e igualdade de gênero, elementos que serão explorados na proposta formativa.

O Instituto Moreira Salles, instituição parceria do Núcleo Técnico de Currículo nesta formação, apresenta em sua programação uma exposição dedicada à Carolina Maria de Jesus, esta escritora de relevância na literatura brasileira, uma das mais conhecidas e reeditadas, autora de uma obra composta por diários, contos, crônicas, poemas e romance. Ao final dos quatro encontros os participantes farão uma visitação virtual ao conteúdo da exposição.

Os critérios de avaliação e aprovação para expedição de certificado são ter conceito S pela participação e envolvimento, 100% de frequência e realização de atividade obrigatória que será realizar um plano de aula para a visitação à exposição virtual “Carolina Maria de Jesus: sensibilização e mediação”. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300