Notícias
SME produz materiais traduzidos para os povos migrantes
Documentos são encontrados em até 5 idiomas no portal do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais
Publicado em: 05/01/2023 15h11 | Atualizado em: 05/01/2023
A fim de auxiliar na recepção das pessoas migrantes nas Unidades Educacionais, o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), da Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibiliza em sua página materiais traduzidos, como fichas de matrícula e placas indicativas para os ambientes escolares. A iniciativa está em consonância com a Política Municipal para a População Imigrante – Lei Municipal nº 16.478/2016 – que assevera a garantia de direitos no Município de São Paulo.
As fichas de matrícula estão disponíveis nos idiomas inglês, espanhol e francês, já as placas indicativas estão em inglês, espanhol, francês, árabe e crioulo haitiano. Nas Orientações Pedagógicas Povos Migrantes são sugeridos cartões de comunicação traduzidos que também podem ajudar no contato inicial quando a pessoa que vai fazer a matrícula na Unidade Escolar não fala o português. As escolas podem imprimir e utilizar os materiais conforme suas necessidades. Dessa forma, as populações migrantes são acolhidas e é promovida a valorização das línguas maternas.
A Rede Municipal de Educação possui atualmente mais de 8 mil matrículas de migrantes, distribuídas em todos os níveis de ensino e Diretorias Regionais de Educação. Os materiais traduzidos disponibilizados contribuem para uma recepção favorável a esses migrantes e suas famílias no ambiente escolar.
Dúvidas ou relatos sobre o trabalho com as pessoas migrantes nas Unidades Escolares podem ser enviados para a equipe do NEER: smecopedneer@sme.prefeitura.sp.gov.br
Saiba mais sobre o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER).
Acesse a página com conteúdos sobre Migrante, onde estão os materiais traduzidos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
CEU e COCEU
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas
Relacionadas
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Publicado em: 09/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
Publicado em: 08/04/2026 2h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Publicado em: 08/04/2026 11h47 - em CEU e COCEU