Notícias

SME oferece curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

A iniciativa visa contribuir com a formação continuada dos profissionais da educação; inscrições começam a partir desta terça-feira (9), às 12h 

Publicado em: 08/08/2022 9h00 | Atualizado em: 08/08/2022
Fotografia com o fundo de terra, no centro a muda de uma planta com duas folhas verdes e, ao seu redor, as mão de três pessoas formando um círculo ao seu redor, sobre um pequeno monte de terra.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), promove o curso “Educação Ambiental na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A formação ocorre na modalidade à distância e serão oferecidas 210 vagas, em seis turmas com 35 participantes cada.

O curso possui carga horária total de 20h. As aulas começam no dia 16 de agosto. A abertura das inscrições online para as turmas do 2º semestre começa nesta terça-feira (9),  às 12h. O acesso à inscrição se dará pelo e-mail institucional, administrado pela Google, ou seja, aquele com o domínio @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br.

Acesse os links de inscrições no Diário Oficial da Cidade, de 29 de julho, página 39 – Comunicado Nº 577.

As inscrições serão validadas pela ordem de cadastro no link, considerando as especificações do público-alvo.

Podem participar os profissionais da Educação com os cargos de agente de apoio/assistente de suporte operacional, agente escolar, assistente de diretor de escola, auxiliar técnico de educação, coordenador pedagógico, diretor de escola, professor de educação infantil, professor de ensino fundamental II e médio, professor de educação infantil e ensino fundamental I. 

Os critérios de avaliação e aprovação para expedição de certificado são obter conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência, realização de atividade obrigatória, participação nas aulas síncronas.

Proposta da formação

O curso visa contribuir com a formação continuada dos profissionais da educação para abordar a temática da sustentabilidade e de consumo consciente junto aos estudantes e também instrumentalizá-los no uso das ferramentas digitais para aplicação das atividades e implementação de projetos que contemplem as diretrizes da Educação Ambiental.

O Núcleo de Educação Ambiental, da SME, em parceria com o Instituto Akatu, atuarão na formação continuada da Rede Municipal de Ensino por meio da rede de aprendizagem edukatu, oferecendo conteúdos de conscientização e mobilização para o consumo consciente.

A promoção de um consumo consciente e de escolhas mais sustentáveis impacta diversas áreas do cotidiano das pessoas em casa, nas escolas e na comunidade, tais como a da mobilidade, da alimentação, do consumo de água e energia, de habitação, entre outros.

Cronograma detalhado

Período de realização: 16/08/2022 a 10/10/2022

Datas e horários dos encontros síncronos:

  • Turma 1 – 16/08, 23/08, 30/08 e 06/09 (terças-feiras), das 07h30 às 09h30;

           Período assíncrono: 12/09 a 10/10

  • Turma 2 – 16/08, 23/08, 30/08 e 06/09 (terças-feiras), das 14h30 às 16h30;

            Período assíncrono: 12/09 a 10/10

  • Turma 3 – 18/08, 25/08, 01/09 e 08/09 (quintas-feiras), das 14h00 às 16h00;

            Período assíncrono: 12/09 a 10/10

  • Turma 4 – 18/08, 25/08, 01/09 e 08/09 (quintas-feiras), das 18h00 às 20h00;

           Período assíncrono: 12/09 a 10/10

  • Turma 5 – 19/08, 26/08, 02/09 e 09/09 (sextas-feiras), das 10h00 às 12h00;

           Período assíncrono: 12/09 a 10/10

  • Turma 6 – 19/08, 26/08, 02/09 e 09/09 (sextas-feiras), das 16h às 18h00;

           Período assíncrono: 12/09 a 10/10

Atividade obrigatória

Ao final do projeto, cada participante da formação deverá preencher o formulário online individualmente (o link será disponibilizado em breve), relatando as atividades realizadas pelo cursista, a partir dos conteúdos, conhecimentos e aprendizados adquiridos durante o processo formativo.

Acesse aqui informações detalhadas do curso.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.672