Notícias
SME oferece 250 vagas para curso Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes
A formação será on-line e acontecerá entre os dias 25 de abril e 30 de maio; inscrições são feitas mediante manifestação de interesse em dar aulas no Projeto Abertas
Publicado em: 14/04/2023 16h37 | Atualizado em: 18/04/2023
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realiza o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes” para formar educadores da Rede Municipal para docência de Língua Portuguesa aos migrantes que vivem em São Paulo. Serão oferecidas 250 vagas distribuídas em 5 turmas e as atividades acontecem de 25 de abril a 30 de maio.
Podem participar Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio. A formação possui carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas à distância, 8 horas de atividades síncronas e 2 horas presenciais.
As inscrições serão automáticas, mediante indicação das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), das Diretorias Regionais de Educação. Os interessados que manifestarem, previamente, interesse em ministrar o Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes serão selecionados mediante contato com as DIPEDs.
Alguns dos objetivos são compreender procedimentos metodológicos do ensino de língua portuguesa para imigrantes, contribuir para o fortalecimento da cidadania e acesso aos serviços públicos, bem como inserção na cultura brasileira, trocar experiências de vivências cotidianas nos diversos contextos educacionais na cidade de São Paulo; entre outros.
Confira o cronograma:
1º Encontro Síncrono – 25/04 19 às 21h | 27/04 9 às 11h
– Apresentação do Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes e do CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes):
– Relações culturais, fluxos migratórios.
– Panorama da migração no mundo e no Brasil.
– Política migratória nacional em São Paulo.
2º Encontro Síncrono – 02/05 19 às 21h | 04/05 às 11h
Apresentação da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (CPMig – SMDHC).
– Serviços públicos disponíveis aos imigrantes da Cidade de São Paulo;
– Políticas da cidade de São Paulo; mecanismos de participação.
3º Encontro Síncrono – 09/05 19 às 21h | 11/05 às 11h
Apresentação sobre o ensino de português como língua de acolhimento para migrantes.
4º Encontro Presencial – 15 a 19/05
Práticas pedagógicas do “Portas Abertas” na Rede Municipal de Ensino. Apresentação de professores/as que já atuam no projeto nos territórios.
Notícias Mais Recentes
Ensino Fundamental e Médio
Inscrições para vagas remanescentes no Ensino Médio abrem na próxima segunda-feira
CEU e COCEU
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Informática Educativa
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
CEU e COCEU
III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar
Bom de Prova
Rumo ao SARESP: Confira dicas para ir bem nas provas de Português e Matemática
Diretoria Regional de Educação Penha
Projeto Educa Verde mobiliza comunidade escolar da DRE Penha em ação ambiental com arrecadação de tampas e lacres
Relacionadas
Inscrições para vagas remanescentes no Ensino Médio abrem na próxima segunda-feira
Publicado em: 06/11/2025 5h36 - em Ensino Fundamental e Médio
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Publicado em: 06/11/2025 5h15 - em CEU e COCEU
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
Publicado em: 06/11/2025 12h58 - em Informática Educativa
III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar
Publicado em: 06/11/2025 12h10 - em CEU e COCEU
Rumo ao SARESP: Confira dicas para ir bem nas provas de Português e Matemática
Publicado em: 06/11/2025 10h32 - em Bom de Prova