Notícias
SME oferece 250 vagas para curso Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes
A formação será on-line e acontecerá entre os dias 25 de abril e 30 de maio; inscrições são feitas mediante manifestação de interesse em dar aulas no Projeto Abertas
Publicado em: 14/04/2023 16h37 | Atualizado em: 18/04/2023
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realiza o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes” para formar educadores da Rede Municipal para docência de Língua Portuguesa aos migrantes que vivem em São Paulo. Serão oferecidas 250 vagas distribuídas em 5 turmas e as atividades acontecem de 25 de abril a 30 de maio.
Podem participar Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio. A formação possui carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas à distância, 8 horas de atividades síncronas e 2 horas presenciais.
As inscrições serão automáticas, mediante indicação das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), das Diretorias Regionais de Educação. Os interessados que manifestarem, previamente, interesse em ministrar o Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes serão selecionados mediante contato com as DIPEDs.
Alguns dos objetivos são compreender procedimentos metodológicos do ensino de língua portuguesa para imigrantes, contribuir para o fortalecimento da cidadania e acesso aos serviços públicos, bem como inserção na cultura brasileira, trocar experiências de vivências cotidianas nos diversos contextos educacionais na cidade de São Paulo; entre outros.
Confira o cronograma:
1º Encontro Síncrono – 25/04 19 às 21h | 27/04 9 às 11h
– Apresentação do Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes e do CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes):
– Relações culturais, fluxos migratórios.
– Panorama da migração no mundo e no Brasil.
– Política migratória nacional em São Paulo.
2º Encontro Síncrono – 02/05 19 às 21h | 04/05 às 11h
Apresentação da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (CPMig – SMDHC).
– Serviços públicos disponíveis aos imigrantes da Cidade de São Paulo;
– Políticas da cidade de São Paulo; mecanismos de participação.
3º Encontro Síncrono – 09/05 19 às 21h | 11/05 às 11h
Apresentação sobre o ensino de português como língua de acolhimento para migrantes.
4º Encontro Presencial – 15 a 19/05
Práticas pedagógicas do “Portas Abertas” na Rede Municipal de Ensino. Apresentação de professores/as que já atuam no projeto nos territórios.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe novos profissionais do Serviço de Apoio Escolar Psicossocial no CEU Pêra Marmelo
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP recebe GUINNESS WORLD RECORDS™ de maior programa municipal de segurança alimentar do mundo
Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos destaca projetos que transformam o cotidiano escolar
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação realiza o lançamento do “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”
Diretoria Regional de Educação Butantã
Mural gigante em homenagem a Rebeca Andrade é a nova atração do CEU Butantã
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino
Relacionadas
SME recebe novos profissionais do Serviço de Apoio Escolar Psicossocial no CEU Pêra Marmelo
Publicado em: 03/12/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP recebe GUINNESS WORLD RECORDS™ de maior programa municipal de segurança alimentar do mundo
Publicado em: 03/12/2025 12h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos destaca projetos que transformam o cotidiano escolar
Publicado em: 03/12/2025 11h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação realiza o lançamento do “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”
Publicado em: 02/12/2025 9h38 - em Secretaria Municipal de Educação
Mural gigante em homenagem a Rebeca Andrade é a nova atração do CEU Butantã
Publicado em: 01/12/2025 5h04 - em Diretoria Regional de Educação Butantã